O GUAÍBA É UM LAGO, SIM

Comentário realizado por mim mesmo, Gilberto Simon, no dia 09 maio de 2004, no site www.popa.com.br, contestando a afirmação (do Guaíba ser um rio) de pessoas retrógradas e sem qualquer compromisso com a ciência:

Em primeiro lugar acho que esta discussão não tem sentido. Uns querem que continue o nome “Rio Guaíba”, outros que seja adotado o nome “Lago Guaíba”. Uns não tem conhecimento técnico algum para emitir sua opinião, mas em nome de sentimentalismos, vem a público para dizer asneiras. Não foi por burocracia ou coisa parecida, que se fez um imenso estudo, com técnicos da UFRGS e com apoio de cientistas de universidades norte-americanas. Este estudo, realizado há cerca de duas décadas, esclarece minuciosamente o que antes já era esperado: o Guaíba é um lago. Queiram ou não quase todos os que escreveram aqui neste site, realmente o Guaíba é um lago. Mais do que esclarecer, o Atlas Ambiental de Porto Alegre (em seu Capítulo 3, página 37) nos ensina isto. Por que discutir? Deixemos para discutir se o Inter é superior ao Grêmio ou vice&versa. Se continuarmos assim, vamos começar a discutir com os médicos, com os dentistas, o que fazer com as nossas doenças. Mas, cabe a qualquer um de nós, como tudo, acreditar no que queremos. Se vocês querem acreditar que o Guaíba é um Rio, fiquem a vontade. Ninguém vai repreendê-los por isso. Mas não queiram passar para as gerações futuras que isto é verdade. Sejam honestos consigo mesmos. E por mais que discordem disto, o Guaíba é um lago. Lindo como só ele. Com o mais belo pôr-do-Sol do mundo. Um lago. Por quê não ?

Veja esta foto de satélite:

 

O Guaíba é um lago, assim como a Lagoa do Casamento e a Laguna dos Patos

O Guaíba é um lago, assim como a Lagoa do Casamento e a Laguna dos Patos

 

Vocês não acham que existe uma grande diferença entre um RIO e um LAGO ?

Vejam na foto acima: a Lagoa do Casamento, a Laguna dos Patos. E vejam o Rio Jacuí. Não é tremendamente mais lógico o Guaíba ser um LAGO ?

Vejam o Rio Jacuí, com sua grande correnteza e por ter um curso de água estreito. Onde está a correnteza do Guaíba ? Existe, claro, assim como existe uma direção de fluxo das águas da Laguna dos Patos e da Lagoa do Casamento. Ou vocês acham que por ter um fluxo de água continuo (e não ser água parada como dizem alguns ignorantes por aí) o Guaíba e qualquer outro lago/lagoa do sistema de restinga do litoral brasileiro vai deixar de ser lago pra ser rio ?

Pensem bem leitores deste Blog, o único que discute os problemas de Porto Alegre com seriedade e com imparcialidade. Não se deixem levar por opiniões de políticos travestidos de conhecedores de ciência, de geografia. Muitos estão transformando este debate (QUE NÃO TEM RAZÃO NENHUMA DE EXISTIR) num debate político, e não é isso que deve ser feito.

Sewrá que termos que transformar a Laguna dos Patos em RIO também ? A Lagoa do Casamento será Rio do Casamento ? A Lagoa Mirim e a Lagoa Mangueira serão rios ? O Guaíba é um lago, unido a Laguna dos Patos, assim como a Lagoa do Casamento.  A única diferença em relação a esses outros lagos é que possui uma importante e caudalosa bacia hidrográfica, constituida principalmente de 4 rios (Jacuí, Sinos, Gravataí e Caí) que nele desaguam, aumentando a renovação de água mais rapidamente do que a Lagoa do Casamento, por exemplo.

Durante muito tempo falou-se também que o Guaíba seria um estuário, por ser formado por estes 4 rios.

Mas os técnicos da UFRGS, a mais renomada e séria universidade gaúcha, com técnicos, cientistas, conhecidos além de nossas fronteiras, produzindo muita ciência que a coloca entre as mais importantes do país, fizeram grande estudo e chegaram a conclusão de que é um lago, e não um estuário e nem um rio.

Querem discutir? Venham com argumentos científicos, e que sejam sérios e de profissionais sérios e  reconhecidos. E não um bando de politiqueiros querendo aparecer e colocar argumentos totalmente sem embasamento científico.

Gilberto Simon



Categorias:Outros assuntos

Tags:

2 respostas

  1. n me ajudou em nada, estou procurando faz tempo, sobre a correnteza do lago guaíba

    Curtir

  2. O mar é rio também, tem correnteza. Portanto nada deve ser construido a distância de 500m do mar. Sem falar que os cientistas americanos querem privatizar o Guaiba.
    Cada coisa que a gente tem que ouvir desses ecologistas. Existe diferença entre radicalismo e desenvolvimento sustentável. Isso esses ecologistas não entendem.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: