Câmara lança Frente em Defesa do Cais Mauá

Foto: Bruno Todeschini

Foto: Bruno Todeschini

Foi lançada oficialmente, nesta sexta-feira (24/4), a Frente Parlamentar em Defesa do Cais Mauá, da Câmara Municipal de Porto Alegre. A frente será presidida pelo vereador Valter Nagelstein (PMDB), autor da proposta de criação do grupo. O objetivo da iniciativa, conforme Nagelstein, é propor ações que acelerem o andamento do projeto, cuja responsabilidade é do governo do Estado.

“A parte do governo estadual já está pronta. Agora a proposta precisa ser encaminhada à Assembleia Legislativa (para autorizar a concessão da área) e à Câmara, que definirá o regime urbanístico do cais”, disse Nagelstein. O vereador acrescentou que o primeiro ato como presidente da frente será solicitar uma audiência com a governadora Yeda Crusius para tratar do envio do projeto aos legislativos estadual e municipal. “Precisamos retomar a área do porto para o convívio da população de Porto Alegre.”

O presidente da Comissão de Revitalização do Cais Mauá, Edemar Tutikian, elogiou a iniciativa da Câmara, pois considera que o projeto tende a avançar com maior rapidez se houver diálogo e cooperação entre os órgãos envolvidos. Estimou que, dentro de no máximo 60 dias, a proposta do Estado chegará à Câmara. “Há mais de 20 anos se discute a revitalização do porto, mas agora a governadora Yeda decidiu colocar a proposta como prioridade de seu governo”, afirmou.

A área a ser concedida à iniciativa privada para revitalização do porto tem cerca de 3 quilômetros de extensão, entre a Usina do Gasômetro e a Estação Rodoviária. Tutikian calcula que o projeto exigirá investimentos de R$ 500 milhões e que vai gerar 10 mil empregos.

A cerimônia foi prestigiada pelo presidente em exercício da Câmara, vereador Adeli Sell (PT), e pelos vereadores Airto Ferronato (PSB), João Carlos Nedel (PP), Paulinho Rubem Berta (PPS), Marcello Chiodo (PTB), Mário Manfro (PSDB), Mauro Zacher (PDT) e Nelcir Tessaro (PTB).

Câmara Municipal



Categorias:Projeto de Revitalização do Cais Mauá

Tags:,

%d blogueiros gostam disto: