Estado do RS não tem nenhuma escola entre as 50 melhores do Enem

Das 26 mil escolas avaliadas pelo exame, 74% obtiveram nota abaixo da média nacional

Nenhuma escola gaúcha avaliada pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2008 conseguiu se classificar no grupo das 50 melhores colocadas. A instituição que melhor se destacou no Estado foi o Colégio Província de São Pedro, que atingiu a 64ª colocação, com a média 71,87.

Apesar de admitir que gostaria de ver o Rio Grande do Sul entre os primeiros colocados no Enem, o presidente do Sinepe no Estado, Osvino Toillier, faz uma ressalva:

— A beleza de uma escola não pode ser traduzida apenas com o resultado de uma prova.

Para Toillier, o ranking de escolas feito pelo Enem é preocupante, pois está se transformando em um “grande lance de marketing” dessas instituições. No Rio Grande do Sul, segundo ele, ainda não há a cultura do Enem, diferentemente do que ocorre em outros Estados.

Escolas particulares predominam

Das 26 mil escolas que foram avaliadas pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), 74% obtiveram nota abaixo da média nacional, que foi de 50,52 pontos. Na rede pública, o índice de estabelecimentos com resultado inferior à média chega a 89%.

Mais uma vez, foram as particulares que conquistaram os melhores resultados no exame. Das 20 melhores escolas, 15 são particulares e a maior parte se concentra na Região Sudeste. Outras 6 mil ficaram sem conceito porque tiveram número insuficiente de alunos participantes.

Pelo segundo ano consecutivo, o campeão do Enem foi o Colégio São Bento, do Rio de Janeiro. A média total obtida pela escola — incluindo a prova objetiva e a redação com correção de participação — foi de 80,58 pontos, em uma escala que vai de 0 a 100. São 30 pontos a mais do que a média nacional divulgada em novembro pelo Inep. Administrado por padres beneditinos, o colégio só recebe alunos do sexo masculino. A mensalidade para o Ensino Médio varia de R$ 1.616 a R$ 1.752.

Entre as escolas públicas, o melhor resultado ficou com o Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa (UFV), em Minas Gerais. A média obtida pelos alunos foi de 76,66 pontos, o terceiro melhor resultado no ranking geral.

 

ZERO HORA, 29/04/2009

________________________________

Onde está a metrópole da qualidade de vida agora ? Onde ?



Categorias:Educação

Tags:,

1 resposta

  1. Esse resultado é um fiasco pro estado do RS. Enquanto a governadora tratar a educação como um gasto ao invés de investimento, continuaremos assim.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: