Inaugura nesta quinta, dia 7, a Exposição Interativa dos Médicos Sem Fronteiras

Exposição multissensorial da organização será no segundo pavimento do Mercado Público

  
medicos-sem-fronteirasO Mercado Público, no coração de Porto Alegre, recebe na próxima quinta, 7, até o dia 30,  uma exposição multissensorial que vai trazer o universo da organização humanitária internacional Médicos Sem Fronteiras (MSF) ao público gaúcho. 

Criada em 1971, MSF atua hoje em mais de 60 países em situações de emergência como guerras, exclusão social, catástrofes naturais e epidemias. Esses cenários fazem parte da mostra “Médicos Sem Fronteiras no Mundo”, que será aberta no dia 7 de maio, quinta-feira.

Ao longo do mês, palestras serão realizadas com expatriados que vão falar um pouco mais sobre suas experiências em campo. Durante os meses de fevereiro e março, enquanto esteve na estações da Sé e de Clínicas do Metrô de São Paulo, a exposição foi vista por mais de 50 mil pessoas.

Em uma cabine escura, o visitante poderá escutar sons dos ambientes das intervenções e, através de uma vídeo instalação, “atuar” como um integrante da equipe de Médicos Sem Fronteiras. Durante cerca de três minutos, ele vivenciará a realidade operacional de projetos com diferentes focos: desnutrição, catástrofe natural, conflitos armados e epidemias.

Além do espaço multissensorial, o estande também contará com uma exposição fotográfica, composta de 12 imagens de projetos de MSF. No local, haverá ainda um mapa da atuação de MSF no mundo com destaque para as dez crises humanitárias que vêm sendo mais negligenciadas pela mídia e pelas autoridades competentes. Esse mapa poderá ser explicado pelos vários integrantes e voluntários que se revezarão no estande para atender o público.

Os visitantes poderão ainda ver em um mapa onde estão os brasileiros que trabalham com MSF pelo mundo. Haverá também uma vitrine com mapas interativos, que mostrará a concentração de pessoas afetadas pela desnutrição, catástrofes naturais, conflitos e tuberculose.

Sobre Médicos Sem Fronteiras – Fundada em 1971 por médicos e jornalistas franceses que estavam insatifeitos com a ajuda humanitária oferecida durante a guerra de Biafra, na Nigéria, a organização humanitária internacional Médicos Sem Fronteiras tem como objetivo levar cuidados de saúde para as populações que mais precisam. Tal atendimento é realizado independentemente de interesses políticos, raça, credo ou nacionalidade.

Atualmente, mais de 22 mil profissionais trabalham com Médicos Sem Fronteiras em mais de 60 países.

Pelo trabalho realizado, a organização ganhou o Prêmio Nobel da Paz em 1999.

As 3 capitais brasileiras que mais colaboram com profissionais voluntários e doações são São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre, justificando a realização desta exposição na capital gaúcha.

Exposição Interativa “Médicos Sem Fronteiras no Mundo”

Terraço I – 2º Piso do Mercado Público


De 07 a 30
 de maio



Categorias:Outros assuntos

Tags:,

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: