RS tem mais escolas com bom desempenho no Enem 2008

Simone Harnik
Em São Paulo

O Rio Grande do Sul é o Estado com a maior proporção de escolas com bom desempenho no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2008. Ao todo, 56% de suas instituições de ensino tiveram notas superiores à média nacional.

Os dados do MEC (Ministério da Educação) mostram que no país há grande desigualdade de oferta de boas instituições de ensino entre os Estados. A pior colocação ficou com o Tocantins, que teve apenas 7,7% de seus colégios com desempenho acima da média.

mapa-brasil-enem-2008

 

O UOL Educação utilizou como média geral do Enem 2008, a média entre a nota geral de alunos do Brasil na redação (59,35 pontos) e na prova objetiva (41,69 pontos) – o que equivale a 50,52 pontos em 100 possíveis.

No país, a média geral dos estados foi de que apenas 25,7% dos colégios avaliados no Enem, pelo desempenho de seus alunos, conseguiram superar os 50,52 pontos. Ou seja, 74,3% das instituições de ensino mostraram estar abaixo da média nacional.

Isso indica que poucas escolas concentram os melhores alunos na prova do MEC. Por outro lado, grande parte dos colégios teve desempenho inferior à média nacional.

Distribuição geográfica

Nas melhores colocações no Enem 2008, segundo a proporção de boas escolas, só aparecem Estados da região Sul e Sudeste, mais o Distrito Federal. Confira no mapa a situação de seu Estado.

As piores colocações ficaram concentradas nas regiões Norte e Nordeste, com uma aparição do Centro Oeste – do Estado de Mato Grosso. Os piores Estados na prova do MEC de 2008 foram classificados por terem menos de 15% de suas instituições de ensino com notas superiores à média nacional.

Participação no Enem

O banco de dados divulgado pelo MEC sobre o Enem 2008 contém 32.923 instituições. No entanto, 6.905 ficaram sem a nota final. Isso porque não tiveram nem dez alunos participando da avaliação. Para não distorcer os resultados, o ministério deixa as escolas com poucos alunos sem conceito.

Das 26.665 escolas de ensino médio que constam no Censo Escolar, 24.253 tiveram alunos concluintes participando do exame em 2008. Isso significa que 90,9% dos colégios cadastrados no MEC tiveram pelo menos um estudante na avaliação.

O que é o Enem

O Enem é uma avaliação aplicada anualmente pelo MEC desde 1998. Os candidatos participam da prova voluntariamente e podem medir seu desempenho em habilidades e competências. Podem participar do exame candidatos que tenham concluído ou estejam em fase de conclusão do ensino médio.

A prova, até o ano passado, era composta por 63 questões objetivas e mais uma dissertação – aplicadas no mesmo dia. O Enem 2009 deverá ter um formato diferente, com 200 questões e realização em dois dias. A intenção do MEC é que ele sirva para substituir o vestibular em instituições federais de ensino superior.

UOL, 04/05/2009



Categorias:Educação

Tags:, ,

1 resposta

  1. Mas, a educação do RS não era horrível, segundo o CPERS e seus aliados? Deve ser, mas não em relação ao restos do Brasil pelo menos.

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: