Pelas Ruas: ferrugem deteriora piso de obra de arte à beira do Guaíba

Smam informou que há projeto de melhoria dos monumentos da cidade

miranteA obra Olhos Atentos, de José Resende, instalada em 2005 na orla do Guaíba perto da Usina do Gasômetro, em Porto Alegre, chama a atenção pelo tamanho e pela possibilidade de interação. Volta e meia, pessoas sobem na instalação, que faz lembrar uma plataforma apontada para o lago. No entanto, seu piso se deteriora com o passar do tempo.

A ferrugem avançou sobre a obra e comeu a grade de metal que serve como piso. Atualmente, há falhas no material, podendo causar acidentes envolvendo quem vai até a ponta da estrutura.

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) informou nesta quinta-feira que está previsto um projeto de melhoria no monumento. A Smam prometeu para o início da tarde de hoje dar informações mais detalhadas sobre o estado da obra e se há possibilidade de interdição.

ZH, Pelas Ruas, 07/05/2009



Categorias:ORLA, Parques da Cidade

Tags:

4 respostas

  1. Nada combina mais com esse local de Poa, tao frequentado e “lindo” do que essa COISA ai apontada para o Belo lago Guaiba. Os xiitas podriam se encarregar de fazer mais uns projetos por ai, mas n vazados em cima, quem sabe poderiam servir de abrigo para um futuro acampameto do Forum M. S. e para a gentalha do MST… O lema é: Porto Alegre nunca poderá se tornar uma cidade bonita feita pelo governo da oposiçao deles… ai estão incluidos todos os bons projetos como o do Pontal, Arena, Novo Cais, Complexo do Inter,…

    Curtir

  2. Alguém tinha alguma dúvida de que isso aconteceria??
    Não precisa nem a Wikipédia dizer, todo mundo sabe que:
    A ferrugem é o resultado da oxidação do ferro. Este metal em contato com o oxigênio presente na água e no ar se oxida e desta reação surge a ferrugem que deteriora pouco a pouco o material original. Para evitar que as máquinas, ferramentas e demais objetos feitos de ferro se decomponham por causa da oxidação é necessário evitar que o entrem em contato com o oxigênio, o que pode ser obtido através da pintura, ou cobertura da superfície de ferro com óleo ou outras substâncias lubrificantes.

    Curtir

  3. Que nada Gerson ! Esse troço combina com a linda orla do Gasometro, e faz conjunto perfeito com o belissimo bar flutuante !!!

    (vide cabeçaho do blog)

    Curtir

  4. Esse ferro velho poderia se juntar aqueles navios abandonados do porto e irem pra bem longe. CREDO.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: