Medida busca coibir destruição de luminárias e pichações

Imagem obtida por uma das câmeras instaladas esta semana no viaduto
As primeiras quatro câmeras de monitoramento instaladas na parte superior do Viaduto Otávio Rocha, um dos cartões-postais de Porto Alegre, localizado na Avenida Borges de Medeiros, no Centro, começaram a ser configuradas pelos técnicos.
Até o final da semana, devem ser instalados os equipamentos que ficarão na parte inferior. A medida procura dar maior segurança ao local e coibir vandalismos, como destruição de luminárias e pichações.
A primeira imagem foi captada por volta das 11h30min de terça-feira (veja a reprodução da imagem). O diretor-presidente da Procempa, André Imar Kulczynski, explica que os técnicos estão montando a chamada máscara de privacidade para evitar que operadores vejam os apartamentos, já que o zoom é de 33 vezes, e também o preset, que fará com que as máquinas vigiem automaticamente vários locais, principalmente as escadarias.
Assim que os técnicos da companhia concluírem a instalação das câmeras, a transmissão das imagens para o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) da Brigada Militar será viabilizada pela Infovia Procempa.
A iniciativa integra o programa Viva o Centro e o plano estratégico Cidade Integrada, da prefeitura. Com um total de 92 ações, o objetivo é garantir a harmonia das relações entre os cidadãos, o serviço público e o ambiente. Também estão incluídas ações dos programas Porto Verde e Cidade Acessível, além dos projetos para a Copa 2014.
Sob controle |
> Oito câmeras vigiarão o Viaduto Otávio Rocha, no Centro |
> O sistema utiliza câmeras e gravadores de imagens totalmente digitais |
Ao todo, serão instaladas quatro câmeras sob o viaduto e outras quatro na parte superior. |
> Com investimentos de R$ 172 mil, a iniciativa é uma parceria entre Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov) e Procempa |
> A transmissão será viabilizada pela Infovia Procempa, rede própria de fibras ópticas que permitirá o envio das imagens para o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) da Brigada Militar |
ZH, 14/05/2009
_____________________________________
Este viaduto tem tudo para se tornar um CARTÃO POSTAL da cidade.
Um símbolo da cidade, como o Gasômetro ou o Laçador.
E mais que isso: um grande ponto turístico. Porquê:
1 – É histórico
2 – É único no Brasil
3 – Além de ser ser único e histórico, é bonito e imponente
4 – Proporciona ótima vista: a linda vista da zona sul e Morro Santa Tereza, e a vista de um ícone da cidade, que é o “cânion” formado por predios classudos e imponentes
5 – Tem espaço para as pessoas circularem, subirem, descerem, e mais: tem espaço para (boas) lojas e (bons) bares para dar apoio ao turista, transformando o lugar num verdadeiro ponto de parada dos visitantes, e um local de lazer.
As vezes as pessoas não gostam de comparações, mas mesmo assim vou fazer, para dar idéia do que significa esse viaduto: ele não fica nada a dever, por exemplo, ao Elevador Lacerda, em Salvador. Aquele elevador nem é tão bonito assim, mesmo assim tornou-se uma grande atração da cidade.
Nosso viaduto também é uma obra do homem, também é singular e bonito, tem ótimas vistas, mas não é sequer mencionado nos roteiros turísticos. Poderia ser muito diferente. Acorda, Porto Alegre!
Ricardo Haberland
Categorias:Revitalização do centro
Este viaduto tem TUDO para se tornar um CARTÃO POSTAL da cidade.
Um símbolo da cidade, como o Gasômetro ou o Laçador.
E mais que isso: um grande ponto turístico. Porquê:
1 – É histórico
2 – ÚNICO no Brasil
3 – Mais que ser único e histórico, é bonito e imponente
4 – Proporciona ótima vista: linda vista da zona sul e Morro Santa Tereza, e a vista de um ícone da cidade, que é o “cânion” formado por predios classudos e imponentes
5 – Tem espaço para as pesoa circularem, subirem, descerem, e mais: tem espaço para (boas) lojas e (bons) bares para dar apoio ao turista, transofrmando o lugar num verdadeiro ponto de parada dos visitantes.
CurtirCurtir