Câmeras vigiam viaduto no Centro

Medida busca coibir destruição de luminárias e pichações

Imagem obtida por uma das câmeras instaladas esta semana no viaduto

Imagem obtida por uma das câmeras instaladas esta semana no viaduto

As primeiras quatro câmeras de monitoramento instaladas na parte superior do Viaduto Otávio Rocha, um dos cartões-postais de Porto Alegre, localizado na Avenida Borges de Medeiros, no Centro, começaram a ser configuradas pelos técnicos.

Até o final da semana, devem ser instalados os equipamentos que ficarão na parte inferior. A medida procura dar maior segurança ao local e coibir vandalismos, como destruição de luminárias e pichações.

A primeira imagem foi captada por volta das 11h30min de terça-feira (veja a reprodução da imagem). O diretor-presidente da Procempa, André Imar Kulczynski, explica que os técnicos estão montando a chamada máscara de privacidade para evitar que operadores vejam os apartamentos, já que o zoom é de 33 vezes, e também o preset, que fará com que as máquinas vigiem automaticamente vários locais, principalmente as escadarias.

Assim que os técnicos da companhia concluírem a instalação das câmeras, a transmissão das imagens para o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) da Brigada Militar será viabilizada pela Infovia Procempa.

A iniciativa integra o programa Viva o Centro e o plano estratégico Cidade Integrada, da prefeitura. Com um total de 92 ações, o objetivo é garantir a harmonia das relações entre os cidadãos, o serviço público e o ambiente. Também estão incluídas ações dos programas Porto Verde e Cidade Acessível, além dos projetos para a Copa 2014.

Sob controle
> Oito câmeras vigiarão o Viaduto Otávio Rocha, no Centro
> O sistema utiliza câmeras e gravadores de imagens totalmente digitais
Ao todo, serão instaladas quatro câmeras sob o viaduto e outras quatro na parte superior.
> Com investimentos de R$ 172 mil, a iniciativa é uma parceria entre Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov) e Procempa
> A transmissão será viabilizada pela Infovia Procempa, rede própria de fibras ópticas que permitirá o envio das imagens para o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) da Brigada Militar

 

ZH, 14/05/2009

_____________________________________

Este viaduto tem tudo para se tornar um CARTÃO POSTAL da cidade. 

Um símbolo da cidade, como o Gasômetro ou o Laçador.

E mais que isso: um grande ponto turístico.  Porquê:
1 – É histórico
2 – É  único  no Brasil
3 – Além de ser ser único e histórico, é bonito e imponente
4 – Proporciona ótima vista: a linda vista da zona sul e Morro Santa Tereza, e a vista de um ícone da cidade, que é o “cânion” formado por predios classudos e imponentes
5 – Tem espaço para as pessoas circularem, subirem, descerem, e mais: tem espaço para (boas) lojas e (bons) bares para dar apoio ao turista, transformando o lugar num verdadeiro ponto de parada dos visitantes, e um local de lazer.

As vezes as pessoas não gostam de comparações, mas mesmo assim vou fazer, para dar idéia do que significa esse viaduto: ele não fica nada a dever, por exemplo, ao Elevador Lacerda, em Salvador.  Aquele elevador nem é tão bonito assim, mesmo assim tornou-se uma grande atração da cidade.

Nosso viaduto também é uma obra do homem,  também é singular e bonito, tem ótimas vistas, mas não é sequer mencionado nos roteiros turísticos.   Poderia ser muito diferente.  Acorda, Porto Alegre!

 

Ricardo Haberland



Categorias:Revitalização do centro

Tags:, , , ,

1 resposta

  1. Este viaduto tem TUDO para se tornar um CARTÃO POSTAL da cidade.
    Um símbolo da cidade, como o Gasômetro ou o Laçador.

    E mais que isso: um grande ponto turístico. Porquê:
    1 – É histórico
    2 – ÚNICO no Brasil
    3 – Mais que ser único e histórico, é bonito e imponente
    4 – Proporciona ótima vista: linda vista da zona sul e Morro Santa Tereza, e a vista de um ícone da cidade, que é o “cânion” formado por predios classudos e imponentes
    5 – Tem espaço para as pesoa circularem, subirem, descerem, e mais: tem espaço para (boas) lojas e (bons) bares para dar apoio ao turista, transofrmando o lugar num verdadeiro ponto de parada dos visitantes.

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: