Acervos de Veríssimo e Quintana vão para o Rio

Todo o acervo do escritor gaúcho Érico Veríssimo foi para o Instituto Moreira Salles, no Rio. A família alega que é lá onde está o melhor sistema de recuperação e preservação brasileira de documentos. O acervo estava na PUC do RS.

O acervo do poeta gaúcho Mário Quintana também vai para o Rio.

– O RS, periférico, em marcha batida para o fundo do poço cultural, para onde já se enfiou de ponta cabeça do ponto de vista político e econômico, tomará como seu benchmark o Piauí.

Políbio Braga, 15/05/2009

_______________________

Antes fosse o Piauí, Políbio, antes fosse.

Acho muito estranho quando falam que não há problma algum da obra do Veríssimo ir para o Rio, que a obra vai continuar, e que vai se preservar. Claro que vai. Mas longe da sua Terra. Imagina, os americanos dando pra Inglaterra ou pra França cuidarem de seus acervos culturais devido a ineficácia de suas instituições….  Ou uma empresa do Rio Grande do Sul montar um museu para o Jorge Amado, devido a incompetência da Bahia…  que coisa lamentável para o Rio Grande do Sul estres dois fatos ! Deputados, vereadores, governo do Rio Grande, onde estão vcs ?????? 

E o Centro Cultural CEEE Erico Veríssimo ???????????????????

O que fazem para remediar esta situação ??????



Categorias:Cultura

Tags:, , ,

1 resposta

  1. Apesar de ser carioca, e gostar muito de Érico Verissimo, concordo com o que foi escrito. Este acervo deveria ficar (em local apropriado) na sua terra natal.

    Eu e alguns amigos temos um blog sobre Games,HQs, Animes, Filmes… essa semana temos uma promoção lá pra ganhar um DVD do filme: Snatch – Porcos e Diamantes, pra concorrer é só acessar e comentar em qualquer post.
    http://4multiplayer.wordpress.com/2009/05/10/promocao-snatch-porcos-e-diamantes/ Obrigado!

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: