Consulta popular sobre o Pontal será em 23 de agosto

A consulta popular sobre a área do antigo Estaleiro Só ocorrerá no dia 23 de agosto. A definição da data ocorreu em reunião, na tarde desta segunda-feira, 18, entre o vice-prefeito José Fortunati e a comissão eleitoral que cuidará do processo de votação.

Também ficou definido, por determinação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que poderão participar os cidadãos que estiverem com sua situação eleitoral regularizada até 24 de junho, 60 dias antes da votação. Segundo o vice-prefeito, esse prazo é necessário para que o TRE adapte o cadastro de eleitores ao processo proposto pela prefeitura.

Em relação à estrutura para realização da consulta, Fortunati salientou a necessidade de contar com cerca de mil colaboradores, serviço de informações aos cidadãos, confecção de material de esclarecimento da consulta, contrato com os Correios para distribuição das urnas e recolhimento, passe livre no dia 23 de agosto, entre outros assuntos que ainda serão trabalhados pela comissão no regimento do processo eleitoral da consulta. A próxima reunião será na segunda-feira, 25, às 14h30 no Paço Municipal.

Fortunati ressaltou que essa é a primeira consulta à população realizada em cidade brasileira sobre um assunto específico. “É a primeira consulta a ser realizada de forma ampla, com a participação de toda população que desejar dar sua opinião. Significa uma nova forma de decisão sobre temas importantes que envolvem a cidade e o interesse público”, disse, lembrando que o apoio dos veículos de comunicação no esclarecimento dos cidadãos será fundamental.

A apuração dos resultados será feita pela Procempa, no Auditório Dante Barone na Assembléia Legislativa. A consulta será realizada nos moldes das eleições dos conselheiros tutelares, em 330 urnas localizadas em 90 locais de votação, distribuídas em escolas públicas a serem definidas em conjunto com o TRE.

Comissão eleitoral

 

Gabinete do Vice-prefeito
Secretaria Municipal de Coordenação Política e Governança Local
Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano Ambiental
Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia
Conselho do Orçamento Participativo
Instituto dos Arquitetos do Brasil
Ordem dos Advogados do Brasil – RS
Sociedade de Engenharia do RS
Força Sindical
Central Única dos Trabalhadores;
União das Associações de Moradores de Porto Alegre
Sindicato dos Lojistas
Associação Rio-grandense de Imprensa

Prefeitura de Porto Alegre, 18/05/2009

______________________

Não era necessária esta consulta ! Não entendo esta insistência da Prefeitura em fazer uma consulta para um fato que não teria mais importância, já que o empreendedor desistiu de construir prédios residenciais na área do Estaleiro. Fica sem sentido !



Categorias:ORLA, Pontal do Estaleiro

Tags:

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: