Evitar que a cidade pare

poa-paraContinua repercutindo a notícia da pesquisa divulgada pela Fundação Dom Cabral, de Minas Gerais, segundo a qual Porto Alegre vai parar em 2012 por causa dos congestionamentos de veículos. Embora o prefeito José Fogaça considere exagerada a conclusão, ele refere três iniciativas em andamento para enfrentar a situação. A primeira delas é engenharia de tráfego, com a presença de câmeras pela cidade, comandadas pela EPTC. A segunda, as obras na 3º Perimetral: viaduto na Bento Gonçalves, passagem de nível na Plínio Brasil Milano e trincheira na Anita Garibaldi. E a terceira, os portais da cidade, para racionalizar o fluxo de ônibus.

www.affonsoritter.com.br, 22/05/2009

____________________

De que que o Prefeito anda pela cidade ? Helicóptero ?



Categorias:Meios de Transporte / Trânsito

Tags:

8 respostas

  1. Dá para esse pessoal da Prefeitura e do governo federal sentarem numa mesa como gente civilizada, esquecendo IDEOLÓGIAS e disputas PARTIDÁRIAS, para discutirem a integração desses 2 Sistemas, para o bem do futuro de Porto Alegre.

    Se continuar esse debate baseado na ignorância e na rivalidade política, não sai o Portal da cidade, nem a linha 2 do metrô. Aliás por causa disso perdemos a oprtunidade de inicar as obras do Metrô há 10 anos atrás.

    Curtir

  2. Porto Alegre precisa tanto da Linha 2 quanto dos Portais e ambos são compatíveis entre si. O trecho dos Portais inicia no Terminal Triangulo, segue pela Sertório, Farrapos, Júlio de Castilhos, Borges, Loureiro da Silva, João Pessoa até o Terminal Azenha (ou o posível terminal Beira Rio).

    A Linha 2 “original” começava na FIERGS, seguia pela Assis Brasil, Benjamin, Cristovão, Voluntários, Borges de Medeiros e seguia para o Terminal Azenha.

    A Linha 2 “atual” Começa no Mercado Público (mesma estação da Linha 1) segue pela Borges até o Praia de Belas Shopping, segue para a Bento, via Bento até o Terminal Antônio de Carválho, Av, Antônio de Carválho, Manoel Elias, Assis Brasil (sem chegar à FIERGS), via Assis Brasil, Benjamin, Cairú, Farrapos, Júlio de Castilhos e Mercado.

    Para mim, desviar uma linha de metrô da Cristovão para a Farrapos, serve mais para sabotar os Portais do que para resolver nossos problemas de transporte.

    Se usarem o trajeto Original da Linha 2, que permite futura expansão FIERGS-Gravataí, será complementar ao Portais, mas se insistirem no novo (circular) pode tornar ambos inviáveis.

    Os Portais levam de 2 a 3 anos (e o município só precisa de R$ 100.000,00 dos R$ 250.000,00 – PPP) para estarem Concluidos, a Linha 2 levará 4 anos para o 1o trecho (Mercado-Praia de belas) e 35 para o resto (custando, no mínimo R$ 2.500.000.000,00 do governo federal), segundo o próprio Ministro das Cidades.

    Faltam 4,5 anos para a Copa e não há como qualquer uma das obras começar em menos de 6 meses (a expansão da Linha 1 levou mais de 3 entre o final da licitação e o início das obras).

    Acho melhor implantar os Portais e depois adaptar a Linha 2 (novamente) para se adequar ao novo cenário do transporte público.

    Curtir

  3. Eu sou a favor dos portais, em Curitiba deu certo, torou o sistema de onibus mais racional. Metrô é outa coisa, nao se sobrepoem, e esse metro de poa parce um sonho quase impossivel.

    Curtir

  4. Eu não sou adepto dos portais. Caso a Prefeitura decida tornar realidade estes portais, insisto em um profundo debate sobre onde seriam os portais, e de que forma funcionariam. É necessário grandes obras, com shopping center para que eles saiam ? Esta e outras questões devem ser profundamente discutidas !
    Já o Metrô, Linha 2, é necessário. Há muitos anos que deveria ter iniciado sua construção. Ainda da tempo.

    Curtir

  5. Precisamos dos portais E do metro. Os dois necessarios e complementares.

    Curtir

  6. Ah… e precisamos de grandes obras também… viadutos, passagens de nível… a começar pela Terceira Perimetral…

    Curtir

  7. Eu sou a favor dos Portais… e do metrô também!!! Por que um ou outro? O metrô não vai resolver o problema da super concentração de ônibus no centro, por exemplo. É óbvio que esses projetos podem se complementar… falta vontade política. Pra variar…

    Curtir

  8. Pelo amor de Deus.. portais da cidade.. não vai adiantar em nada.. só o Metrô vai salvar essa ‘zona’ que tá o trânsido da capital. Será que esse prefeitozinho não se ligou ainda ?

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: