Trensurb começa a tomar forma em Novo Hamburgo

A primeira Estação da Trensurb no município de Novo Hamburgo começa a se tornar realidade. O Consórcio Nova Via – grupo de empresas vencedor de licitação para execução das obras de expansão da linha 1 da Trensurb que ligará Porto Alegre a Novo Hamburgo – iniciou as obras da Estação Liberdade nesta semana. O local abrangerá uma área total de 4.881m² e terá como diferencial um moderno conceito arquitetônico.

A estação terá dois pavimentos. O primeiro, no nível térreo, será destinado ao acesso do público, com bilheterias, bloqueios eletrônicos, escadas rolantes e convencionais, elevadores para portadores de deficiência, sanitários e área operacional. Já o segundo é destinado ao embarque e desembarque de passageiros, através de duas plataformas lateralmente dispostas ao longo da via elevada que atravessa a área.

“As novas estações que integrarão a linha 1 do Trensurb apresentam concepções arquitetônicas diferenciadas, atendendo às necessidades de cada local”, explica o diretor-presidente da empresa, Marco Arildo Cunha. A obra está sendo executada com fundações em estacas, pilares e travessas em concreto armado, que estão sendo moldados no próprio local, vigas do elevado, plataforma em concreto pré-fabricado e cobertura metálica.
O Consórcio Nova Via é formado pelas empresas Norberto Odebrecht, Andrade Gutierrez e Toniolo/Busnello. A obra de expansão da Trensurb até Novo Hamburgo é atualmente uma das mais importantes do Estado, com extensão de 9,3km, construção de quatro novas estações e reurbanização das áreas ao entorno.

Diariamente, cerca de 30 mil pessoas deverão circular somente nessas novas estações. O governo federal está investindo R$ 700 milhões no projeto, que prevê a contratação de até 1,2 mil trabalhadores para execução da obra e irá gerar mais de três mil empregos indiretos. A previsão inicial da finalização da obra, de quatro anos, será antecipada pelo Consórcio Nova Via, que pretende concluir os trabalhos em um prazo médio de três anos.
 

Jornal do Comércio, 22/05/2009



Categorias:Meios de Transporte / Trânsito

Tags:,

%d blogueiros gostam disto: