Sem surpresas, Fifa anuncia sedes da Copa do Mundo de 2014

sedes-copa-2014

O mistério chegou ao fim. Após 19 meses da escolha do Brasil como palco da Copa do Mundo de 2014, a Fifa divulgou, neste domingo, em Nassau, nas Bahamas, o nome das 12 sedes do Mundial. Sem muitas surpresas, foram confirmadas Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP).

Dessa forma, das 17 candidatas que estavam na disputa, ficaram fora as cidades de Belém (PA), Campo Grande (MS), Florianópolis (SC), Goiânia (GO) e Rio Branco (AC).

AS SEDES DA COPA-2014

Manaus será a representante da região Norte na Copa do Mundo de 2014

Manaus será a representante da região Norte na Copa do Mundo de 2014

Passada a euforia e a festa pela confirmação do anúncio, as cidades escolhidas terão um cronograma curto para se adequarem às exigências de uma Copa do Mundo. Todos os estádios que foram indicados, por exemplo, precisarão ser reformados ou ainda totalmente construídos. A expectativa é que as novas arenas estejam prontas até o fim de 2012, possibilitando a utilização na Copa das Confederações, em 2013.

Após o anúncio, o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, voltou a reafirmar a necessidade de serem cumpridos os prazos. “As cidades escolhidas terão apenas o começo do trabalho, que exige organização, cumprimento de prazos, respeito aos padrões da Fifa e credibilidade. Tenho convicção que as 12 cidades têm noção de sua responsabilidade”, explicou.

Beira-Rio será estádio usado em Porto Alegre no Mundial e passará por reformas

Beira-Rio será estádio usado em Porto Alegre no Mundial e passará por reformas

O grande objetivo de todas as cidades é atrair o dinheiro da iniciativa privada para viabilizar suas novas arenas e também a ampliação da rede hoteleira. Mesmo com as promessas antes do anúncio, poucas sedes devem conseguir estes investimentos, restando aos governos estaduais a tarefa, em muitos casos, de bancar as praças esportivas.

Por outro lado, o governo federal arcará com as obras de infraestrutura. Para isso, deve ser anunciado nos próximos dias um Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) exclusivamente para a Copa do Mundo de 2014.

Além de deixar todas as cidades em condições de receber o Mundial, o desafio é não repetir o que aconteceu nos Jogos Pan-Americanos de 2007, no Rio de Janeiro, quando os gastos finais foram muito maiores do que a projeção inicial, obrigando o governo federal a gastar mais dinheiro do que o esperado para salvar o evento.

Ao mesmo tempo, a Fifa garantiu que não deixará as cidades preteridas no processo de seleção sem eventos ligados à Copa do Mundo. “Essas cidades que não foram escolhidas como sede, terão eventos ligados ao evento. Não podemos jogar em todas as cidades, mas faremos o possível para que todas as regiões possam receber atividades da Fifa”, destacou Joseph Blatter.

UOL, 31/05/2009 – 15h36
Thales Calipo
Em Nassau (Bahamas)

Blog Porto Imagem foi o primeiro veículo do Rio Grande do Sul a divulgar a lista na sexta-feira, exatamente igual a esta lista oficial !



Categorias:COPA 2014

Tags:

4 respostas

  1. Basta de ladainha. Só pelo inter ser candidato, já terá recursos para toda a area ao entorno.. Seja bera rio ou nao.. Afinal a rodovia do parque tambem precisa de investimentos. Entao o que voce está falando é tirar de um e dar para outro. O que nao tem nada a haver. Deve acontecer os ivnestimentos ao redor dos dois estadios. E que vença o melhor. Eu prefiro porto alegre com uma melhor orla, e a arena do gremio morderna sendo o estadio sede.

    Curtir

  2. Se anunciarem agora que a Arena é favorita para os jogos:
    1. Adeus linha 1 do metrô.
    2. Adeus investimentos em torno do Beira-rio, projetos de hotéis, hospital e centro de convenções, além de todo o embelezamento da orla do Guaíba.
    3. Adeus duplicação da avenida Beira-rio.

    Prefiro que os colorados fiquem com os jogos da copa, e depois se vangloriem. Aliás, vai ser até bom que finalmente aconteçam jogos memoráveis no Beira-rio. Já basta a Arena ser muito mais moderna (e com o novo projeto deve ser mais bonita), e a pressão sobre os adversários muito maior. Ainda levar a copa? Vai ser muita humilhação para os colorados. Não seja sádico. Deixe que levem a copa.

    Curtir

  3. E outra, o recardo teixeira acha que pode escolher estadio pela fifa? Como podem dizer 5 anos antes de uma copa que o beira rio é o estadio sede da cpa no RS? Essa imprensa é brincadeira… espero que aqui nao seje a mesma coisa, ou que pelomenos gremistas tambem postem noticia no blog. Espero que tenham algum na equipe do porto imagem! Pq parece que tem só colorados..

    Curtir

  4. E continua o coloradismo no BLOG!!! Por que nao mostram o projeto do grmeio tambem? Os estadios vao ser escolidos 1 ano antes da copa. Depois vcs ficam reclamando dos q falam mal do estaleiro (sou completamentea favor do estaleiro), mas vcs tambem… apensa colocando fotos do projeto do inter… estao jogando só para um lado… agora porto alegre é só orla? Humaita nao é porto alegre tb? é por isso que só mostram o estadio do inter aqui??? Gremistas tambem veem nesse blog, entao espero que vcs mostrem os dois lados… e nao apenas o do inter…

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: