Metrô e ciclovias na cidade

A oferta de recursos e não a necessidade é a determinante principal de obras importantes de Porto Alegre. A começar pelo metrô, onde a prioridade aponta para o atendimento da zona norte da cidade. Mas, como a Copa 2014 atrai verbas federais, refez-se seu roteiro, transformando-o em circular para atender ao Beira-Rio. O mesmo critério parece ter orientado o plano diretor cicloviário. O primeiro trecho foi implantado pelo BarraShoppingSul na Diário de Notícias, contrapartida da sua implantação. O próximo é na vizinhança do Praia de Belas Shopping, também como contrapartida. Mas, a bicicleta é usada para ir ao trabalho na Zona Norte da cidade.

www.affonsoritter.com.br, 12/06/2009



Categorias:COPA 2014, Economia da cidade, Metro Linha 2

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3 respostas

  1. Na minha opinião a Restinga foi uma boa decisão de local para iniciarmos a implantação de ciclovias. É região plana, carente de transporte coletivo, de baixa renda e acredito que tenha como foco a desenvolvimento do Distrito Industrial da Restinga, que está no papel ha muitos e muitos anos e irá desenvolver a região.
    Um abraço,

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  2. Será implantado um trecho de ciclovia na Avenida Ipiranga, da Av. Beira Rio até a Zero Hora. Esta é uma contrapartida antiga do shopping Praia de Belas.
    Mas o primeiro e maior projeto cicloviario que está sendo executado é na Restinga. Os projetos estão em execução e serão implantados pela prefeitura.
    E ano passado passamos a ter o Plano Cicloviário de Porto Alegre, aprovado pela Camara Municpal, um grande avanço. Acho que está disponível na pagina da prefeitura.

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  3. Concordo com o Afonso Ritter.

    Na verdade, essa linha para a zona norte do metrô deveria estar pronta a um tempão, para agora podermos fazer uma outra para zona sul ou para agronomia, passando pelo Beira-rio.

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