Avança o projeto que prevê terminais de ônibus na Capital

Ministério irá autorizar financiamento para Portais da Cidade

Principal aposta de investimento no transporte público da Região Metropolitana, a construção de grandes terminais de ônibus ganhou ontem o aval do Ministério do Planejamento para contar com financiamento externo.

O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, confirmou que o projeto Portais da Cidade será aprovado pela Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex). A obra está calculada em US$ 210 milhões, dos quais US$ 100 milhões estão sendo negociados com um banco internacional.

Oficialmente, a autorização para o financiamento do Portais da Cidade sairá no próximo mês. Ontem, no entanto, depois de uma reunião com parlamentares da bancada gaúcha, Bernardo garantiu que não apresentará entraves ao financiamento com a instituição financeira Cooperação Andina de Fomento (CAF).

Com o objetivo de modernizar e melhorar o trânsito na região central de Porto Alegre, a proposta dos portais integra quatro grandes terminais de ônibus que receberiam passageiros de toda a Região Metropolitana. Para que a obra saia do papel, a autorização para tomada de recursos externos ainda precisa passar pelo Senado.

A proposta dos terminais chegou a ficar parada no ministério porque os técnicos consideravam que havia uma sobreposição com outra obra: a construção do metrô de Porto Alegre. De acordo com o deputado Marco Maia (PT-RS), foi apresentada uma sugestão que torna os projetos complementares. O governo federal deve chamar o prefeito de Porto Alegre, José Fogaça, a governadora Yeda Crusius e a direção da Trensurb para decidir se a obra terá recursos da União.

– Em no máximo três meses decidimos – promete Bernardo.

portais da cidade

 ZH



Categorias:portais da cidade

Tags:

%d blogueiros gostam disto: