Prefeitura doa área à FGF e Memorial Prestes

Projeto é de Oscar Niemeyer

Projeto é de Oscar Niemeyer

O prefeito José Fogaça sancionou hoje, 17, lei municipal nº 10695 que autoriza a concessão de uso de terreno do município para a construção da nova sede da Federação Gaúcha de Futebol (FGF) e do Memorial Luís Carlos Prestes.

Pelo documento, a FGF ficará responsável pela construção dos dois prédios como contrapartida à concessão de uso do terreno, que já havia sido destinado ao Memorial, em 1990. Também caberá à Federação Gaúcha de Futebol a responsabilidade pela manutenção permanente dos equipamentos, bem como do serviço de segurança e vigilância do Memorial. “Estamos produzindo um novo valor a partir da governança solidária. Com a iniciativa, atendemos a uma homenagem justa, prestigiamos uma instituição pública e brindamos Porto Alegre com mais um belo cartão-postal”, observou Fogaça.

Integração-  Com o total de aproximadamente 10 mil m², a área será dividida ao meio. A nova sede da FGF será construída na “Área A”, entre as pistas da avenida Edvaldo Pereira Paiva (Beira-Rio) e 150 metros da confluência da avenida Ipiranga com a Edvaldo Pereira Paiva. Já o Memorial Luís Carlos Prestes deverá ser erguido na “Área B” do lote.

A construção do Memorial Luis Carlos Prestes deverá ser iniciada logo após a promulgação da Lei, e de acordo com o projeto do arquiteto Oscar Niemayer. Todas as etapas da construção do Memorial deverão ser acompanhadas por uma Comissão Gestora. A concessão de uso terá prazo de vigência de 60 anos, podendo ser prorrogada por igual período uma única vez.

Também participaram do ato de assinatura o presidente da FGF, Francisco Noveletto; o vice-prefeito, José Fortunati; o presidente da Câmara Municipal, Sebastião Melo; secretários municipais de governo e representantes da família Prestes.

caminho

Prefeitura de Porto Alegre

Nota da coluna de Rosane de Oliveira, em abril 2009:

Para que os traços do memorial Luiz Carlos Prestes projetados por Oscar Niemeyer saiam do papel, o terreno de 10 mil metros quadrados na Beira-Rio, doado pela prefeitura de Porto Alegre em 1990, será dividido em dois. Metade continuará de posse do Instituto Olga Benario Prestes, mas a outra (algo como meio campo de futebol) irá abrigar a sede da Federação Gaúcha de Futebol. Estranho? Pois essa é, conforme os idealizadores, a forma de viabilizar a obra orçada em R$ 4 milhões…

…O projeto de lei autorizando a concessão deverá ser votado nesta semana pela Câmara Municipal.

Para adaptar sua criação às novas dimensões do terreno que encolheu, Niemeyer retirou rampas que cercavam o prédio no projeto original.

Em troca do terreno, a FGF se compromete a construir o memorial em até quatro anos e a fazer a manutenção e a segurança nos próximos 20.

O prédio da federação deverá ter dois pavimentos. O paisagismo de ambos será integrado.



Categorias:Outros assuntos

Tags:,

4 respostas

  1. Horrível!

    Curtir

  2. O projeto parece um daqueles porta-copinhos de café.

    Curtir

  3. MORRE LOGO, NIEMEYER!

    Curtir

Trackbacks

  1. Encontro define construção de Memorial Luís Carlos Prestes em Porto Alegre « Blog Porto Imagem
%d blogueiros gostam disto: