CAMPANHA MUNDIAL: TINTA BRANCA NOS TELHADOS

Uma campanha contra o aquecimento global: Tinta branca nos telhados!

”One degree less” (Um grau a menos!) é o nome da campanha do Green Building Council Brasil e tem como principal objetivo fazer com que as pessoas se conscientizem da importância de pintar os seus telhados.

Pintar os telhados? É isso mesmo. A campanha incentiva e pede para que todos os telhados e tetos das grandes cidades sejam pintados de branco para diminuir os efeitos do aquecimento global.

Segundo estudos da Universidade de Berkeley (CA, USA), cerca de 25% da superfície de uma cidade é composta de telhados.A imensa maioria desses telhados são escuros e refletem apenas 20% da luz solar. Se fossem pintados de branco, compensariam 10t de emissão de CO2 a cada 100m2. O telhado branco reflete mais a luz solar e absorve menos calor.

Para se ter uma idéia da grandiosidade do projeto, se 70% dos telhados fossem pintados de branco, geraria uma compensação ambiental equivalente à emissão de 11 bilhões de carros por ano. Isso significaria tirar das ruas cerca de 600 milhões de carros por 18 anos!Se em 20 anos todos os telhados forem pintados, teremos o efeito de retirar metade dos carros que rodam em todo o mundo!

Com uma atitude extremamente simples podemos fazer alguma coisa. Esses dados foram pesquisados cientificamente.



Categorias:Meio Ambiente, Prédios

Tags:, , , ,

2 respostas

  1. Uma idéia simples e eficiente. Nas áreas mais frias do país, porém, seria uma boa solução? Nós já temos uma infraestrutura superprecária para enfrentar o inverno. Qualquer canadense, quando vem visitar nosso estado, diz que passa mais frio aqui do que lá. Por quê? Porque aqui não tem calefação e nossas construções não são preparadas para enfrentar o frio do inverno gaúcho.
    Quem sabe uma cobertura móvel de lona branca para o verão?

    Curtir

  2. 11 bilhões de carros por ano?

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: