Turista: GO HOME

Veja a seguir um depoimento sobre o (ex) Belvedere do Morro Santa Tereza.

Estive nesse final de semana no Mirante do Morro Santa Teresa. 

Um dos melhores lugares de Poa na minha opinião pra mostrar a alguén de fora a vista de Poa. Mostra a cidade construída, os parques, o estádio, o Gasômetro, o Guaíba e o pôr-do-sol.. Ah, o pôr-do-sol… Único!

Fiz fotos lindas pra um amador como sou. Minha câmera é simplezinha, das comuns mesmo. Mas tiro várias até sair uma do jeito que eu gosto. Saiu essas aí de cima, que gostei muito entre outras 50 pelo menos.

O lado positivo é ver que ainda tem gente que acredita até o fim que as coisas irão melhorar. Fiquei um bom tempo lá em cima e vi vários carros indo com gente de fora, turistas, pra tirar fotos e mostrar a cidade.

O lado negativo.. Bem… Muitos.

Como é que a Prefeitura ou alguma alma viva ainda não despertou praquela praça e pro Mirante?? Como é que ainda não consideram um dos melhores lugares de Poa pra fazer turismo?? Porque a RBS ainda não adotou aquela área pra ajudar a comunidade?? Várias perguntas..

Ali ao lado, há uma agência de propaganda. Foi ali que comecei minha carreira. Eu adorava trabalhar aí nesse morro. Sempre fugia da agência pra curtir o pôr-do-sol, bater fotos. Isso foi há 14 anos. E continua I G U A L Z I N H O. Nenhum embelezamento, nenhum policiamento, cheio de pivetes…(Agora tem muitos mais)

Eles tomaram conta. Nada contra a população das redondezas, mas aquela parte deveria ser de uso de todos e não só dos pivetes. Eles ficam no Mirante como se fosse o POINT pra fumar, jogar futebol…

Vi muitas coisas.. Fui abordados por 3. Exigiram dinheiro, é claro. E vi um deles com uma arma. Sim, uma arma. Pra quê uma arma?? Pra brincar?? Pra intimidar quem estiver ali e conseguirem dinheiro, jóias, máquinas fotográficas. Não vi a arma sendo usada com essa finalidade, mas desconfio que só pra isso seja usada mesmo.

A quantidade de carro que eu vi de gente que só ia, dava uma paradinha com o motor ligado, batia umas fotos e se mandava quando via os pivetes se aproximando não está no GIBI. Muitos desses eu vi claramente que eram moradores de Poa sempre acompanhados de gente de fora, pois eles apontavam ao horizonte e explicavam coisas. Mas não demoravam nem 2 minutos. Era uma foto e olhe lá, de dentro do carro mesmo.

Havia uma equipe de filmagem da Record filmando a paisagem. E mesmo eles foram assediados por uns pivetes. Em um momento vi o cameramen sair correndo de dentro do carro correndo atrás de um pivete que exigiu dinheiro e ameaçou quebrar alguma coisa. O pivete saiu se escondendo nos casebres da vila logo abaixo. Logo depois reapareceu e veio até mim. Exigiu dinheiro. Ao ouvir minha recusa ficou bravo e disse “de novo, tio?? Ali em cima tu já tinha me dito que não tinha dinheiro”.. Bom, “ali em cima” eu não tinha falado com ele, ou seja, ele exigiu dinheiro de mais alguém e estava me confundindo. Depois vi ele chegando junto de famílias com crianças, da mesma forma.

Mas antes ele ficou mexendo no meu carro, na roda, fazendo alguma coisa.. Acho que queria esvaziar os pneus, enquanto outro se grudou no pára-brisa traseiro.

Saí dali e fiquei mais acima, na parte do ponto de ônibus.

 

Foi uma tarde única. Mistura de decepção com emoção. Porque a vista é mesmo deslumbrante pra qualquer um que como eu ama essa cidade. O pôr-do-sol de Poa é realmente fantástico, mas o lugar está assustador. Há anos que se ouvem histórias de assaltos lá. Havia cacos de vidros no mirante, que está todo pixado e com aspecto de “laje” de favela. E só se tem uma grande vista olhando pro infinito mesmo, porque se desviar o olhar pra baixo só se vê as famílias secando roupas e usando o gramado abaixo como varal e depósito de lixo.

Abaixo algumas fotos. Numerei pra facilitar minhas explicação.

 

1) O mirante tomado por pivetes. Detalhe no primeiro plano de um carro com turistas, que não se atreveram a descer e ficaram fotografando a paisagem de dentro do carro. Logo em seguida saíram e aí fiquei mais assutado sozinho lá, dentro do meu carro também.

 

2, 3 e 4) Mais detalhes da turminha.. Jogavam futebol, fumavam “algo” e gritavam coisas pra outros pivetes que estavam embaixo. No detalhe o rapaz de camiseta verde. Foi esse que vi levantando a camiseta e mostrando uma arma pra outros pivetes,

 

5) a foto ficou até poética, mas foi esse pivetinho que me exigiu dinheiro e também exigiu de outras pessoas. 

 

6,7 e 8) Alguns turistas corajosos que desceram de seus carros e saíram pra fotografar a cidade.

 

Espero algum dia visitar esse local e me sentir protegido. Poder usar uma câmera melhor sem ter medo de assalto. Ver o local preservado, bem cuidado, com policiamento e quem sabe binóculos, obras de arte que cotrastem com o pôr-do-sol.. Enfim, coisas podemos fazer no topo dos morros do Rio, por exemplo.

 

 

Texto e fotos do Blog Triste Porto Alegre



Categorias:Outros assuntos

Tags:, , ,

4 respostas

  1. Parabéns pelo NOVO VISUAL do Blog Porto Imagem ! Ficou muito legal !

  2. Parabéns pelo seu NOVO VISUAL do Blog Porto Imagem ! Ficou muito legal !

  3. continuando o comentário anterior, se ao menos eu pudesse subir para uma vista panorâmica no mirante ou poder sentar à orla para tomar algo enquanto espero o pôr do sol… até viria à Porto.

  4. Se eu fosse turista, Porto Alegre não seria nem mesmo minha última opção de viagem: a cidade NÃO seria minha opção de viagem. Se eu morasse em SC até daria um pulo em Poa. Mas se eu morasse em outro estado, com ceteza iria pra alguma maravilhosa capital com orla, ou, se quisesse programa sem praia, iria pra Buenos Aires ou Montevideo. Gastar gastar mais de mil reais e HORAS de avião pra ver O QUÊ em Porto Alegre?

    Só viria à Poa se fosse com viagem paga, daquelas para para um seminário.

    Não entendam que com isso acho a cidade feia, ruim, sem qualidade de vida. Mas a qualidade de vida de Poa não me faria viajar milhares de quilômetros pra fazer turismo na cidade.

Faça seu comentário aqui: