Centro: Prefeitura comemora liberação dos espaços

centroEm 9 de fevereiro, a Capital comemorou a abertura do Centro Popular de Compras (CPC). Rebatizado agora como Shopping do Porto, o camelódromo – com mais de dez mil metros quadrados – se transformou na nova casa para 800 vendedores ambulantes que antes ocupavam ruas e espaços públicos do chamado Centro Histórico, como a Praça XV, a Rua dos Andradas, a rua José Montaury e a avenida Voluntários da Pátria.

Desde então, a paisagem mudou nestes locais. Em cinco meses, as vias voltaram a ser ocupadas por pedestres e também foram abertas novas vagas para o estacionamento de veículos. A prefeitura comemora os resultados. “A área central está mais segura e com livre trânsito para quem trabalha ou realiza compras. Os comerciantes populares estão em um espaço seguro com toda a estrutura para vender seus produtos”, ressalta o titular da Secretaria Municipal da Indústria, Produção e Comércio (Smic), Idenir Cecchim.

Conforme levantamento feito pela concessionária Verdicon, o camelódromo já recebe a visita de mais de 50 mil pessoas por dia e o local começa a ser visto como opção para compras em datas especiais, como Páscoa, Dia das Mães e Dia dos Namorados.

Na última semana de junho, o Shopping do Porto passou a contar com um restaurante panorâmico. O local, com vista para o Guaíba, funciona no terraço e serve mais de 700 almoços diariamente. O próximo passo é dar início às atividades do estacionamento, com 220 vagas.

Em paralelo, a Smic reforçou as ações de fiscalização do comércio irregular. Neste ano, já foram realizadas mais de 1,1 mil apreensões de mercadorias em todas as regiões da Capital. Além disso, foram retirados de circulação 44,1 mil itens, entre produtos piratas ou contrabandeados.

Só na área do Centro Histórico, os fiscais promoveram 1.355 apreensões e recolheram 42,8 mil mercadorias. As mais apreendidas foram DVDs, cigarros e óculos de sol.

Jornal do Comércio



Categorias:Revitalização do centro

Tags:,

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: