
Foto: André Mouta
Enquanto a Rodovia do Parque não fica pronta, o Dnit vai remendar a BR-16 no trecho Porto Alegre a Novo Hamburgo com melhorias funcionais. E um de seus projetos é tratá-la como avenida, transformando o acostamento, do lado direito, hoje espaço ocioso de 2 a 2,5 metros, em nova pista de rodagem, mas preservando zonas de atendimento ao usuário, informou nesta quinta (09) o diretor de Planejamento e Pesquisa, Hideraldo Luiz Caron, ao Jornal Gente da Bandrs, lembrando que nenhuma avenida tem acostamento. As outras melhorias são viadutos. O que liga à BR-386 já está bastante adiantado; o do Rincão dos Ilhéus começou e da Unisinos inicia em agosto.
Categorias:Economia Estadual, Meios de Transporte / Trânsito
> transformando o acostamento, do lado direito, hoje espaço ocioso
> de 2 a 2,5 metros, em nova pista de rodagem,
Como assim? Dois metros não é suficiente para uma faixa de rodagem. Se levarmos em conta as velocidades praticadas no local, menos ainda. A menos que pretendam mover o divisor entre a lateral e a expressa… mas ainda assim a largura total estaria limitada à largura dos viadutos e pontes.
> mas preservando zonas de atendimento ao usuário,
que zonas? Nunca vi isso na BR-116
Basicamente estão achando um jeito de tornar a BR uma rodovia com faixas apertadas e sem acostamento. Perigoso isso.
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A ideia é boa. Só acho que ficará perigoso para os pedestres que transitarem pelas calçadas desta avenida. Como será feito isso?
Quanto a Rodovia do Parque… por que não será construída até Portão? Achei o traçado curto demais. Tem que desafogar o trânsito até o fim da região metropolitana!!!
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