Fogaça apresenta projetos para o futuro da Capital

Prefeito relatou conjunto de obras estruturais para a Copa 2014

Prefeito relatou conjunto de obras estruturais para a Copa 2014

Projetos prioritários para a cidade nos próximos anos foram apresentados hoje, 10, pelo prefeito José Fogaça, durante reunião-almoço promovida pela Associação Brasileira de Orçamento Público (Abop), na Federasul. Durante o encontro, o prefeito relatou o conjunto de obras estruturais, iniciativas no sistema viário, investimentos privados e novos acessos que, além de contribuir para a realização da Copa do Mundo de 2014 em Porto Alegre, são considerados essenciais para o futuro da Capital.

Entre as obras prioritárias projetadas para a cidade, Fogaça citou a duplicação da pista do Aeroporto Internacional Salgado Filho, parceria entre governos estadual e federal e prefeitura, responsável pela remoção de quase quatro mil famílias de comunidades do entorno, a implantação do sistema Portais da Cidade, para qualificar a circulação e o transporte coletivo na região central da Capital, e da Linha 2 do Metrô, iniciativa do governo federal.

Vias estratégicas serão duplicadas, como a avenida Vicente Monteggia, cujo projeto de duplicação deverá ser entregue ao Ministério das Cidades nos próximos dias, a avenida João de Oliveira Remião e a avenida Edvaldo Pereira Paiva, a Beira-Rio, com recursos provenientes de emendas da bancada gaúcha na Câmara dos Deputados e contrapartida da prefeitura. “São obras necessárias para a vida da cidade de hoje e de amanhã, essenciais para que Porto Alegre tenha mobilidade, qualidade de vida e desenvolvimento viário. Não é um projeto de governo, mas de interesse da comunidade, que tem que se desdobrar daqui para o futuro”, considerou o prefeito.

Estádios

Para a Copa do Mundo, Fogaça lembrou que a prefeitura não precisará investir na recuperação de estádios de futebol como outras cidades brasileiras. Os investimentos serão privados para o projeto Gigante Para Sempre, do Sport Club Internacional, que visa a  remodelação e modernização do Complexo Beira-Rio, estádio definido pela Fifa para abrigar jogos da Copa de 2014, e a construção da Arena do Grêmio, no bairro Humaitá. Conforme o prefeito, o projeto do Grêmio, aliado ao Viaduto Leonel Brizola, inaugurado no ano passado para ligar a Terceira Perimetral à Freeway (BR-290), é um dos fatores que irá impulsionar o desenvolvimento econômico da região Humaitá.

Também foram destacados o Plano Diretor Cicloviário de Porto Alegre, aprovado neste ano pela Câmara de Vereadores, identificando mais de 450 quilômetros de vias propícias para receberem ciclovias, a construção do Acesso Norte, ligando o Porto Seco à avenida Assis Brasil, e projetos do governo federal, como a nova ponte do Guaíba e a construção da BR-448, para qualificar o tráfego no acesso à Capital e desafogar a BR-116.

O evento marcou a posse da nova diretoria da entidade. No lugar de Vera Inêz Salgueiro Lermen, assume a presidência regional da Abop Edison Imar Oliveira Mello. A palestra foi acompanhada por integrantes da Abop, técnicos dos governos municipal e estadual e outros órgãos públicos e secretários municipais, entre eles, o de Programação Orçamentária, Ilmo Wilges, e da Fazenda, Cristiano Tatsch.

 

Abop – Fundada em 1974, é uma entidade civil sem fins lucrativos, com domicílio jurídico em Brasília e sedes regionais em diversos estados brasileiros. Tem entre seus objetivos atuar na criação, divulgação, aplicação e desenvolvimento de novas técnicas, conceitos, procedimentos e normas no campo orçamentário, capacitar profissionais de planejamento e orçamento público de todos os poderes e níveis de governo, promover eventos de aperfeiçoamento das técnicas orçamentárias, estimular a realização de estudos sobre o tema, propor formas de participação da sociedade nas decisões sobre planejamento e execução orçamentária, além de servir de fonte de consulta aos organismos nacionais e internacionais.

Prefeitura de Porto Alegre
Foto: Ivo Gonçalves/PMPA



Categorias:COPA 2014

Tags:, ,

%d blogueiros gostam disto: