Investimentos de R$ 6 bilhões para a Copa são apresentados

Fortunati falou sobre investimentos para a Copa em reunião do Crea

Fortunati falou sobre investimentos para a Copa em reunião do Crea

Os investimentos e as ações prioritárias da preparação de Porto Alegre para a Copa do Mundo de 2014 foram os temas da palestra do secretário extraordinário da Copa, José Fortunati, para membros da diretoria e entidades credenciadas do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Rio Grande do Sul (CREA-RS). O encontro ocorreu na manhã desta sexta-feira, 10, na sede da entidade na Capital.

De acordo com Fortunati, as 21 ações elencadas pela Prefeitura, que envolvem projetos de diversos agentes públicos e privados, representariam um investimento de cerca de R$ 6 bilhões. “Este é o momento de projetarmos e relacionarmos todas as iniciativas que julgamos importantes para que a cidade e o Estado estejam preparados para receber os jogos do Mundial, atendendo ao caderno de encargos da Fifa”, enfatizou o secretário.

Grande parte dos recursos seriam oriundos de Parcerias Público Privadas (PPPs), que possibilitam a redução das despesas públicas. Entre as ações incluídas nesse formato estariam o metrô (Linha Copa), o projeto Portais da Cidade e a Revitalização do Cais Mauá, que juntos somariam mais da metade dos investimentos previstos inicialmente.

Outras obras, como a modernização do estádio Beira-Rio e a construção da Nova Arena do Grêmio, serão desenvolvidas com recursos exclusivamente privados, fato que ocorrerá em apenas outras duas cidades. “Para as demais obras contamos com a forte parceria do governo do Estado e do governo federal, que alocará recursos para os projetos por meio do PAC da Copa”, ressaltou Fortunati.

O secretário, ao final do encontro, convidou o Crea para fazer parte do grupo de entidades que, em nível municipal, estão colaborando para a preparação da cidade. “Aceitamos o convite e temos a convicção de que os profissionais da área tecnológica têm muito a contribuir com esse processo único que trará desenvolvimento econômico e social a toda cidade e ao Rio Grande do Sul”, destacou o presidente da entidade, Luis Alcides Capoani.

Prefeitura de Porto Alegre
Foto: Giuliano Thaddeu/PMPA



Categorias:COPA 2014

Tags:, , , , , , , , ,

%d blogueiros gostam disto: