Comam aprova projeto de revitalização do Cais do Porto

Edital deve sair este ano

Foto: Gilberto Simon

Foto: Gilberto Simon

A Copa do Mundo traz, entre outros benefícios, a capacidade de agilizar processos e decisões. O projeto que prevê as diretrizes gerais para revitalização do Cais do Porto é um exemplo e continua superando etapas. Na última quinta-feira (09/7) o Conselho Municipal do Meio Ambiente (Comam), presidido pelo secretário municipal do Meio Ambiente, Professor Garcia, aprovou o referido projeto. Após ser apreciado pelos integrantes da Comissão de Análise Urbanística e Gerenciamento (Cauge), o conteúdo da proposta será encaminhado pela prefeitura à Câmara Municipal, para alteração do Plano Diretor.

Na seqüência, o governo do Estado fará a licitação internacional. A expectativa é de que o edital seja lançado até o final do ano, com início das obras em 2010 e conclusão em 2014, por ocasião da Copa.

PROJETO PREVÊ INVESTIMENTOS DE R$ 500 MILHÕES E 10 MIL EMPREGOS

Com investimentos de aproximadamente R$ 500 milhões e geração de mais de 10 mil empregos, a revitalização do Cais Mauá prevê áreas para comércio, turismo, lazer e cultura. Será concedida à iniciativa privada uma área de 181 mil metros quadrados com cerca de três quilômetros de extensão, entre a Usina do Gasômetro e a Estação Rodoviária.

O projeto foi entregue pela governadora Yeda Crusius ao prefeito José Fogaça, que sempre fez questão de que a proposta percorresse toda as instâncias, obedecendo aos trâmites legais. Ele Resulta do trabalho de uma comissão técnica de avaliação composta por representantes da prefeitura e do Estado, que visitaram a Estação das Docas, em Belém do Pará, Puerto Madero, em Buenos Aires (Argentina), e o Porto de Lisboa (Portugal).

PRESIDENTE DA FRENTE PARLAMENTAR COMEMORA APROVAÇÃO

O vereador Valter Nagelstein (PMDB), presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Cais Mauá, comemora a aprovação do Projeto de Revitalização do Cais do Porto no Comam. Agora, na condição de líder do governo, pretende encaminhar aos vereadores Sebastião Melo (PMDB), presidente da Câmara Municipal, e João Dib (PP), presidente da Comissão Especial de Revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (PDDUA), proposta para que o projeto seja examinado em regime de urgência no Legislativo Municipal.

“Dependendo destas conversas, vou inserir o assunto na pauta da primeira reunião da Mesa Diretora após o recesso parlamentar e, se aprovado pelos líderes partidários, espero já ter votado as diretrizes para a revitalização do Cais Mauá ainda em agosto”, declarou Nagelstein.

http://www.portoalegre2014.rs.gov.br/



Categorias:COPA 2014, Projeto de Revitalização do Cais Mauá

Tags:, ,

1 resposta

  1. Show! Espero ver todos os projetos concluídos até a Copa. Acho que depois que a população ver o resultado, certamente irá mudar sua péssima opinião quando ao desenvolvimento da cidade…

    Gilberto, e o Oceanário que foi prometido para a região metropolitana? Nunca mais ouvi falar a respeito! Sabe de algo a respeito? Não sei se foi a crise financeira que afetou este projeto ou outros motivos.

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: