Obra de arte revitaliza viaduto da João Pessoa

A obra “Céu”, de Zoé Degani, instalada no viaduto Imperatriz Leopoldina, na avenida João Pessoa, deverá ser concluída até o final deste mês. O projeto da artista foi selecionado no concurso “Espaço Urbano, Espaço Arte”, promovido pela prefeitura em 2002.

A Secretaria Municipal da Cultura (SMC) é responsável pela contratação da empresa que executa o projeto, com assessoramento técnico da Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov). A obra será feita em material cerâmico aplicado nos quatro pilares centrais do viaduto.

Criado em 1991, o objetivo do concurso é colocar obras de arte contemporânea ao alcance da população. Por meio deste projeto, cinco trabalhos artísticos permanentes foram instalados em pontos estratégicos nos bairros da Capital.

Segundo a coordenadora de Artes Plásticas da SMC, Ana Pettini, até o final de 2009 será feito um levantamento das obras que necessitam de reparos e iluminação. “Esse projeto qualifica o olhar e o convívio da população com as artes plásticas. Se a prefeitura mostrar que está preservando essas obras, a comunidade também se sentirá responsável em fazer o mesmo”, conclui.

Viaduto da Vasco – Após a conclusão dos trabalhos no viaduto Dona Leopoldina, serão realizadas melhorias na drenagem do viaduto Ildo Menegheti, localizado na rua Vasco da Gama. No local, será reinstalado o painel “Iluminuras”, do artista Mauro Fuke. A previsão é de que os trabalhos sejam concluídos em até 60 dias.

A obra, executada em 2000, venceu o concurso “Espaço Urbano, Espaço Arte” do ano anterior. Naquele ano, em função das péssimas condições de fixação dos dois painéis, a Smov removeu as duas partes da obra em abril de 2007.

Na ocasião, o artista verificou que a empresa contratada para instalar o painel descumpriu as etapas de preparação da obra, especificadas em detalhes no laudo técnico que embasou o contrato. A prefeitura, por meio da SMC, comprometeu-se a repor a obra, seguindo integralmente o projeto original do artista.

Site da Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:Outros assuntos

Tags:, ,

%d blogueiros gostam disto: