O progresso ou a natureza na janela?

Sabemos que a tendência das cidades é crescer.

Porto Alegre não é exceção.

E a Zona Sul está neste caminho – ou bem no meio dele.

A questão é: queremos crescer tanto assim ou queremos preservar certa qualidade de vida que ainda temos nesta região?

Da minha janela, eu podia ver a natureza, ou uma parte dela.

Agora vejo mais um prédio, destes que se multiplicam a cada dia que passa.

Ele está em construção, mas já conseguiu me privar de ver algumas árvores que antes faziam parte da paisagem que me dava tanto gosto apreciar.

Eu sei que a população cresce e, com ela, a exigência de novas moradias.

Mas não posso deixar de lamentar a perda de tantas árvores e o sumiço de tanta área verde, para dar lugar a estes espigões.

Não posso deixar de imaginar que daqui a pouco nossa zona, antes tão valorizada e diferenciada pela sua natureza abundante, venha a se tornar mais um lugar cheio de concreto e frio.

Onde o sol passe apenas a fazer uma participação especial, não seja mais o protagonista da cena, e o verde deixe de ser um cenário para se tornar apenas vestígios do que esta zona foi um dia.

( Texto e foto de uma moradora da zona sul, Sabrina Jung, do Conselho de Blogueiros da ZH Zona Sul)

Zero Hora



Categorias:Outros assuntos

4 respostas

  1. pela foto é possível ver que o local de onde foi tirada é bem alto quanto o prédio em construção, pois equivale ao 2º ou 3º andar!

    Sei como é difícil perder uma vista, pois tenho um apto na tristeza que tinha vista total do morro do osso ao guaíba e que agora possui apenas metade da vista, nem por isso tentei de maneira “ridícula” embargar as obras.

    Curtir

  2. Acho que a moça está confundindo terrenos baldios com natureza.
    Isso, sim, temos muito na zona sul: mato crescendo em terrenos baldios. Natureza, são áreas de preservação como o Morro do Osso.
    Sinceramente, prefiro prédios e casas bem construidas, do que os barracos que ela vê da sua janela.

    Curtir

  3. Será mesmo a preserveção da natureza, ou será inveja desse prédio que com certeza terá uma bela vista para o Guaiba e para outras áreas só valorizando cada vez mais essa região. Como disse o Marco, se não estás mais gostando, mude-se para o interior, não se esqueça que moras numa metróple, e elas inevitavelmente crescem em todo mundo, e nem por isso deixam de ser cada vez mais belas e nem perdem qualidade de vida por um pouco menos de verde de tanto que tem por ai…

    Curtir

  4. Se não gosta das coisas como acontecem….volte a morar no meio do mato como faziam nossos avós…OHHH natureza…as pessoas idolatram ela….temos que preservara a natureza sim….mas ninguem quer cagar no meio da rua!!!!!!

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: