Termômetros podem baixar de zero em Porto Alegre

Sensação térmica na Serra deve ser de 25 graus negativos durante a semana

O frio chegou de vez no Rio Grande do Sul. O sol e o calor que fizeram com que os porto-alegrenses deixassem suas roupas de inverno em casa ontem darão um tempo.  Conforme o meteorologista Alexandre Aguiar, da MetSul Meteorologia, as temperaturas na região dos Aparados da Serra podem chegar a até sete graus abaixo de zero e a sensação térmica ficará em torno de 25 graus negativos, com a chegada de uma forte frente fria que, a partir de hoje e até o final de semana, fará as temperaturas despencarem.

A quarta-feira começa com instabilidade e risco de temporais com chuva forte e vendavais nas primeiras horas do dia do Centro para o Leste do Estado, mas o mau tempo se afasta para Santa Catarina e Paraná, permitindo uma gradual melhora. O ar gelado pode ocasionar uma onda de frio tão intensa quantos os eventos históricos de julho de 2000 e julho de 2007.

A temperatura já começa a despencar no Sul gaúcho hoje, com o ar polar tomando conta do Estado amanhã, quando a sensação térmica deverá ser baixa por efeito do vento com rajadas, particularmente no Sul e no Leste do Rio Grande do Sul. No final da quinta-feira, antes mesmo da chegada da madrugada, já podem ser registradas temperaturas próximas a zero grau em muitas áreas.

Na sexta, o frio aumenta muito e ainda terá vento, tornando o dia gelado a qualquer hora. Conforme a MetSul, as máximas devem ser muito baixas, semelhantes as da tarde de 13 de julho de 2000, ficando abaixo de dez graus em um grande número de municípios, mesmo com sol. Em Porto Alegre, a temperatura pode ficar apenas ao redor de dez graus. As madrugadas de sexta, sábado e domingo devem ser congelantes para os gaúchos, com marcas negativas generalizadas. Existe a possibilidade de isso ocorrer inclusive em Porto Alegre e no Litoral, onde raramente a temperatura cai abaixo de zero.

Porto Alegre com -1ºC

Foto: Gilberto Simon

Foto: Gilberto Simon

A previsão da MetSul Meteorologia indica que na Grande Porto Alegre podem ser registradas mínimas entre um grau negativo e três graus negativos em alguns pontos no fim de semana. Nos bairros mais frios da Capital, a temperatura pode ficar entre um grau abaixo de zero e um grau no final da semana e no domingo. Marcas de quatro e cinco graus negativos, significativas até para a Serra, poderão ser observadas na fronteira com o Uruguai e no Oeste do Estado, o que estaria perto de mínimas históricas. Nos Aparados da Serra, sobretudo em áreas de baixadas, não podem ser descartadas marcas de cinco a sete graus negativos, podendo cair ainda mais.

Jornal do Comércio



Categorias:Outros assuntos

Tags:,

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: