Coester apresenta projeto do aeromóvel na Câmara

Marcus Coester apresentou ontem, na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, detalhes do projeto de implantação de uma linha do Aeromóvel ligando o aeroporto Salgado Filho à estação Aeroporto da Trensurb.

O trecho terá extensão de 854 metros de via elevada e deverá ser o primeiro projeto inaugurado para a Copa de 2014.

A viagem não terá cobrança de tarifa dos usuários.



Categorias:Outros assuntos

4 respostas

  1. Para melhor entender o desenvolvimento dos meios de transporte, anexo alguns atalhos onde poderão ser encontrados resumos da evolução dos meios de transporte por meio de gás pressurizado. As máquinas a vapor, inicialmente eram estacionárias, e foram utilizadas em minas para bombear a água do subsolo para a superfície. Depois passou-se a utilizar o vapor como meio para insuflar ar novo na mina, de forma a manter a vida no subsolo. Neste mesmo momento, foi enxergada a possibilidade de movimentar junto com o vapor e o ar, um vagão para transportar o minério. O processo não se desenvolveu, porque a vedação dos dutos era problemática, e a eficiência muito baixa. Então foi
    abandonada, junto com a evolução da máquina a vapor móvel, que se tornou um padrão de veículo e tecnologia. A idéia de usar o vapor ( ou ar comprimido) como meio de propulsão é muito antiga, e já foi exaustivamente testada principalmente na Inglaterra, no século XIX. A sua evolução foi a locomotiva, ou seja, passou-se de um motor estacionário para um motor móvel autotransportado.

    Vejam em:

    http://steam-up.co.uk/traction_engine_history.htm
    http://www.sunnisidelocalhistorysociety.co.uk/durham.html
    http://www.geograph.org.uk/gallery/the_stationary_steam_engine_11676
    http://wapedia.mobi/en/Puffing_Devil

    Curtir

  2. Sugiro ler no site da Assembléia Legislativa do RS, artigo do renomado jornalista Adão de Oliveira, que traz belas informações.
    http://www.al.rs.gov.br/Dep/site/materia_antiga.asp?txtIDMateria=220876&txtIdDep=94

    Curtir

  3. Agora imaginem um aeromóvel ligando-se com o litoral . Que fantástico !

    Curtir

  4. Entendo que todas as distâncias que requerem pouco tempo de percurso seja a pé e/ou de veículo já deveriam ser atendidas pela veículo aeromóvel.

    Não sou Engenheiro, mas a idéia é fantástico e poderia ainda ser aproveitada para operar sobre os canteiros centros da vias importantes da cidade. Trata-se de um transporte que ofereçe maior segurança ( quem assaltará um veículo com esta formatação ? ) e menos poluição, além da visão de paisagem que o passageiro terá pois verá tudo do alto. Que beleza !
    Senhores políticos e técnicos formadores de opinião, principalmente técnica, adotem esta idéia !

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: