FRIO EM PORTO ALEGRE: esta madrugada será a mais fria dos últimos anos

Sensação térmica foi de -7°C na madrugada

Porto Alegre teve nesta sexta-feira, 24, um amanhecer congelante. A menor marca no começo da manhã na cidade foi de 1,9ºC na estação do Sistema Metroclima na Lomba do Pinheiro. Em outros pontos da cidade, a rede de observação da MetSul Meteorologia e do Sistema Metroclima indicou 2,6ºC na avenida Sertório; 3,1ºC na Chácara das Pedras; 3,3ºC no Moinhos de Vento; 3,4ºC em Belém Novo, 3,5ºC na Auxiliadora; 3,7ºC no Menino Deus e 5,1ºC no Centro.

No Aeroporto Salgado Filho, a menor marca foi de 2ºC. Já no Jardim Botânico, a mínima na estação convencional do Instituto Nacional de Meteorologia foi de 2,7ºC, mesma marca registrada pela estação automática do local. A temperatura não caiu mais e pouco variou entre os microclimas da cidade devido ao efeito do vento que persistiu durante toda a noite. No meio da madrugada, com vento de até 30 km/h em alguns pontos de Porto Alegre, a sensação térmica na Capital chegava a 7ºC abaixo de zero.

Grande Porto Alegre – Na Grande Porto Alegre, fazia 3ºC ao amanhecer na Base Aérea de Canoas. Em São Leopoldo, a MetSul registrou 1,7ºC em sua sede no Morro do Espelho e 0,6ºC abaixo de zero na estação do Parque Imperatriz. Os termômetros de rua indicavam 1ºC em pleno Centro de São Leopoldo. Em Campo Bom, a mínima foi de 3,2ºC com geada fraca. Mesmo com o sol, a temperatura não se elevou muito e o vento persistia. Ao meio-dia, a temperatura em Porto Alegre variava entre 7ºC e 9ºC, marcas muito raramente observadas nas últimas décadas no horário sob sol forte e céu claro.

Final de semana – O sol predomina neste fim de semana e o vento diminui, mas o frio vai aumentar à noite. A madrugada de amanhã, 25, promete ser uma das mais geladas da história recente de Porto Alegre com mínima entre 2ºC negativos e 0ºC. Não se descarta que em áreas de baixadas e vales, onde não há medição meteorológica, possam ser registradas marcas de até 3ºC abaixo de zero.

Com o afastamento do núcleo mais intenso da massa de ar polar, a temperatura se eleva mais durante o dia, mas o frio continua. A máxima à tarde deve ficar entre 12ºC e 14ºC. Ocorre que, antes da meia-noite, os bairros mais frios de Porto Alegre já vão estar de novo com marcas abaixo de 5ºC.

No amanhecer do domingo, 26, a mínima deve ficar perto de 0ºC e não se descarta marca negativa em pontos das zonas Sul, Leste e Norte da cidade. Durante o dia, com o sol, a temperatura se eleva rapidamente e a tarde deve ser amena com máxima entre 14ºC e 16ºC. Em alguns pontos da Grande Porto Alegre, as mínimas deste fim de semana podem ficar entre -2ºC e -4ºC. Volta a fazer muito frio na madrugada de segunda com mínima entre 0ºC e 2ºC nos bairros mais frio da cidade, mas à tarde pode fazer até 16ºC.

Geada – Mínimas negativas são esperadas no final desta semana em alguns bairros de Porto Alegre, sobretudo nas zonas Sul, Leste e Norte da cidade. Haverá formação de geada nas madrugadas de sábado e domingo. A geada deve ser observada até mesmo em bairros mais próximos do Centro, sobretudo nos parques, antecipa a MetSul.

No Sul de Porto Alegre, onde está o cinturão verde da Capital, a geada deve ser forte e pode haver até o congelamento da água junto ao solo. Alerta-se que a temperatura baixa e a forte geada têm potencial de causar perdas importantes em algumas culturas da região como de frutas e hortaliças. Não se descarta que na relva, junto ao solo, possam ser registradas marcas entre -3ºC e -5ºC.

Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:Outros assuntos

Tags:

%d blogueiros gostam disto: