Metrô: Porto Alegre, cidade grande e povo pequeno ?

Se o metrô não abrir sua primeira linha até o Beira Rio a tempo de pegar a Copa de 2014, Porto Alegre terá desperdiçado a melhor oportunidade que já teve.

Neste caso, os portoalegrenses da vanguarda do atraso poderão comemorar sua histórica batalha por uma cidade grande de pessoas pequenas.

– O confronto Portais da Cidade x metrô de Porto Alegre é falso.

Polibio Braga

______________________

Se a linha fosse pelo menos até o Beira-Rio eu até concordava com o que o Polibio fala. Mas uma linha que vai até meio caminho de nada, que fará com que os passageiros destinados ao estádio ainda tomem outro meio de transporte, não vejo muita utilidade. Neste caso, prefiro rever o trajeto e, se necessário, desenhar outra linha que tenha mais demanda.



Categorias:COPA 2014, Metro Linha 2

Tags:,

8 respostas

  1. Fernando, a linha 2 não vai sair. É melhor esquecer disso.

    Curtir

  2. A principal questão é: já definiram qual vai ser a linha 2? pelo visto o projeto mudou várias vezes, nem sei mais, antes achava que viria até a Agronomia, já estão falando em Restinga, e agora?

    Curtir

  3. a linha precisa de mais demanda

    mas a obra só sairá do papel se for um metro superfície barato

    só que para chegar até o Beira-Rio seria necessário que um pequena parte do parque Marinha fosse cedida para a construção do projeto

    isso seria um problema

    Curtir

  4. Eu acho que tem muita gente aqui em porto alegre que pensa pequeno, em vez de querer uma cidade com mêtro , com conecções de voõs para a Europa, EUA, África como acontece em Recife e Salvador, cidades no meu ver de menor porte econômico que Porto Alegre. Fica com pensamento provinciano , saudosista do tempo que a cidade era mais verde, e até de certo ponto meio socialista, com esses fóruns internacionais social, querendo sempre manter uma identidade esquerdista. Aliás nem na China comunista eles iriam rejeitar esse projeto do Pontal do Estaleiro. Mas enfim acho que no fundo esse pensamento é fruto dos anos de esquerda que a cidade passou, não pelo partido que na minha opinião eu gosto do nosso atual governo e sim do pensamento que as pessoas tinham na época em que davam as diretrizes da cidade.

    Curtir

  5. Nem tudo que reluz é ouro, nem todos que reclamam, são contra, seu Políbio Braga!
    Quando reclamamos é por que percebemos alguma coisa errada, estajam elas erradas ou não.
    Não concordo que devemos fechar os olhos e aproveitarmos a oportunidade da Copa para termos um Metrô. Pior que ser um povo pequeno, é um povo que diz amém a pessoas sem qualquer planejamento, que são impulsionados por fatos pontuais. Quer dizer então que se não tivesse Copa, não precisaria Metrô?

    Curtir

  6. Querem que o metro pare na porta do estádio? E depois? Ele faz uma curva onde pra voltar? Peraí… primeiro queriam pq queriam o metro… agora não querem mais? A própria estação que fica próxima da futura Arena do Grêmio ficará a quase 1km do estádio. Não adianta pra nada??? A distância entre a estação e o Allianz Arena (principal estádio da Copa 2006) é de 1km. É raríssimo um metrô parar na “frente” de um estádio. Além disso, a linha 2 não é apenas para os jogos no Beira-Rio, mas também para a população daquela região. E, principalmente, esse é o começo da linha 2… se preferem redesenhar a linha, ir contra essa obra por achar desnecessária… esperaremos mais 30 anos para ter outro projeto definitivo…

    Curtir

  7. A Copa virá e passará.

    Restarão os 30 mil moradores do Bairro Menino Deus, mais os clientes do Praia de Belas, torcedores do Inter nos dias de jogos e talvez alguns moradores da zona sul em baldeação para usar essas 5 estações iniciais do metrô.

    Quando essa primeira parte do metrô for concluída até o bairro Agronomia, o que eu não acredito que seja feito até 2014, aí sim o número de usuário aumetará consideravelmente e talvez surjam investidores interessados,

    Curtir

  8. Se a escolha for entre ter o metrô até o Beira-rio ou não ter metrô, eu prefiro ter uma linha de metrô seja em que lugar for.

    Agora, é brabo uma cidade do tamanho e a importância de Porto Alegre não poder escolher onde é mais prioritário fazer um investimento desse tipo.

    Por outro lado, se a idéia é construir o metrô através de PPP, para um investidor privado não seria mais interessante ter acesso aos mais de 1 milhão de moradores que vivem na zona norte, Alvorada, Cachoeirinha e Gravataí?

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: