Plástico Verde: Avança planta de 500 milhões no polo

Unidade que deve ficar pronta até outubro de 2010 tem fase concluída

Foto: Daniel Marenco

Foto: Daniel Marenco

Com o desafio de entregar até outubro de 2010 a unidade que transformará etanol em resina para produtos plásticos, o diretor responsável pela execução do projeto da Braskem, Guilherme Guaragna, venceu uma etapa importante.

Acaba de ser concluída a estrutura de concreto que vai suportar a tubulação característica das plantas petroquímicas, chamada de pipe rack, crucial para o avanço das instalações no polo gaúcho.

– Quando se avança bem nessa fase, abre uma frente de trabalho importante – destaca Guaragna, gaúcho que já entregou um projeto em Paulínia (SP) em prazo recorde.

A estrutura em breve começará a ser revestida por quilômetros de tubulações, pelas quais percorrerá primeiro o etanol, que se transformará em eteno verde depois da combinação entre alta temperatura e pressão. Primeira do mundo com essas características, a unidade de eteno verde tem como principal diferença em relação às tradicionais os reatores nos quais é feita a desidratação do álcool de cana.

Na obra, já estão preparadas bases circulares para esses equipamentos, que substituem o craqueamento (quebra de moléculas) nas unidades petroquímicas tradicionais. O etanol é aquecido a 470°C para se transformar na primeira etapa do processo que o converterá numa resina plástica com as mesmas características das usadas em fábricas de sacos e frascos ao redor do mundo. Entre fevereiro e abril do próximo ano, a obra deve atingir seu pico, com 1,5 mil pessoas trabalhando.

6809699


Categorias:Economia Estadual

Tags:

2 respostas

  1. é um avanço se forem usados meios de sustentabilidade na prática

    não podemos permetir que o eteno uma descoberta brasileira

    sirva de empulso a poluição

    creio que as folhas dos canaveráis vão ser usadas para bio combustíveis!

    Curtir

  2. Mais um motivo pra causar inveja nos gringos… Enquanto lá ainda se discute alternativas mais ecológicas, aqui já temos o etanol e logo o plástico verde.

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: