Revitalização do cais irá a debate na Câmara

A prefeitura de Porto Alegre deu ontem um novo passo para atender a uma antiga reivindicação dos porto-alegrenses.

Oprefeito José Fogaça enviou à Câmara de Vereadores o projeto que promete revitalizar o Cais do Porto, um dos principais cartões postais da Capital.

Entregue à prefeitura em maio, pelo governo do Estado, a proposta foi aprovada por diferentes conselhos municipais. Com investimento previsto de R$ 500 milhões, a revitalização será executada com recursos da iniciativa privada. Em área total de 181 mil metros quadrados e três quilômetros de extensão, o projeto original prevê a utilização do Cais desde as docas, próximo à Estação Rodoviária, até a Usina do Gasômetro, respeitando a legislação de exploração dos armazéns e da Usina, tombados pelo patrimônio histórico.

– O projeto passou por todas as instâncias da prefeitura, sofreu um processo crítico e de avaliação e, assim como a proposta original do governo do Rio Grande do Sul chegou, estamos enviando à Câmara, que terá liberdade para tomar suas decisões e fazer possíveis modificações – disse Fogaça.

Após a aprovação da Câmara, o projeto entra em uma nova fase. A Comissão de Revitalização espera que, até o fim do ano, seja lançado o edital para seleção da empresa. A perspectiva é de que o projeto seja iniciado em 2010 e fique concluído antes da Copa do Mundo de 2014.

Esperamos que saia alguma coisa parecida com este pré-projeto divulgado há alguns meses

Esperamos que saia alguma coisa parecida com este pré-projeto divulgado há alguns meses

O novo porto
NOVOS PRÉDIOS
Como pode ser o cais, caso a vencedora da licitação siga o projeto arquitetônico feito a pedido do governo do Estado:
– Próximo à Estação Rodoviária, na área das docas, serão erguidos cinco prédios. Eles abrigarão salas comerciais, um hotel e um centro de eventos
SHOPPING
– Ao lado da Usina do Gasômetro, a ideia é construir um shopping de dois pavimentos.
ESTACIONAMENTO
– Nas extremidades do Cais do Porto – área das docas e ao lado da Usina do Gasômetro – serão criados dois grandes estacionamentos, com 3.530 vagas
MURO DA MAUÁ
– A altura será reduzida de 3 metros para 1,5 metro

ZH



Categorias:COPA 2014, ORLA, Projeto de Revitalização do Cais Mauá

Tags:, , , ,

%d blogueiros gostam disto: