A prefeitura de Porto Alegre lançou na tarde desta quarta-feira uma campanha para mudar os hábitos no trânsito da cidade. A campanha vai durar quatro meses e terá três fases. Na primeira etapa, que ocorre em setembro e outubro, a população será informada sobre o novo sinal a ser utilizado pelo pedestre. Ele estenderá a mão aberta para apontar aos motoristas que há uma faixa de segurança. Ao ver o sinal, o motorista deverá parar o veículo para o pedestre atravessar a via.
— Nós queremos mudar o comportamento no trânsito e achamos que Porto Alegre está capacitada para isso — afirmou o prefeito José Fogaça durante o lançamento. Na segunda fase da campanha, personalidades conhecidas farão o sinal em campanhas na TV para conscientizar os motoristas da necessidade de respeitar a faixa de segurança. A terceira fase consiste em estimular a interatividade com os porto-alegrenses.
A campanha vai incentivar as pessoas a fotografarem a si mesmas e aos amigos fazendo o sinal. A EPTC vai distribuir cartazes com as imagens nos ônibus da região onde o pedestre mora. O trabalho foi elaborado a partir dos resultados de pesquisa do Instituto Methodus com 1.012 pessoas. O estudo mostrou que 38,5% dos condutores se consideram pacientes e apenas 0,1% agressivos; mas, ao julgar o comportamento dos outros, afirmaram que 56,3% são imprudentes e impacientes. O comercial de 1 minuto começa a ser veiculado hoje na TV e amanhã nos cinemas. Os anúncios também aparecerão em rádio, jornal e internet e em placas e outodoors pelas ruas da cidade.
Fonte: Zerohora.com
_____
A iniciativa da prefeitura é louvável, e isso deveria ser imitado em outras capitais. Mas, se a campanha educativa não prever multas, o resultado será pequeno, inevitavelmente. Nao basta só educar- é preciso educar E punir. Só teremos garantias que a faixa será respeitada quando o motorista tiver garantia de que, caso não a respeite, isso pesará no seu bolso.
O comercial da campanha:
Categorias:Cultura, Educação, Meios de Transporte / Trânsito
A minha cidade Osório, já a alguns anos os motoristas respeitam os pedestres na faixa de segurança.
Acho que a campanha lançada agora pela Prefeitura de Porto Alegre é uma formula diferente de tratar o assunto. Acho legal, as crianças desde pequenas irão acostumando-se a este novo sinal. Os motoristas tambem irão incorporando o novo sinal. A Pref. não pode deixar de promover, até o sinal fazer parte da população de POA.
Bela campanha para um belo projeto. Útil a população.
CurtirCurtir
Quanto à Brasília, é falso dizer que o sinal de mão é que fez a faixa ser uma convenção respeitada. Foi a fiscalização pesada e consequente aplicação das multas previstas que fez os motoristas respeitarem a regra.
CurtirCurtir
A proposta do “novo sinal” é um absurdo, uma submissão à negligência dos motoristas. O pedestre SEMPRE teve e SEMPRE terá preferência na faixa. Eu me recuso a fazer esse gesto patético e derrotado; ter que implorar pela educação do motorista é uma inversão de valores terrível.
Motoristas: eu só eu tiro a mão do bolso pra jogar pedra. Cuidem-se.
Prefeito: bote a EPTC pra fiscalizar o direito do pedestre independente do “novo sinal”. É a função da EPTC. Qualquer coisa diferente disso é prevaricação.
Pedestre: Diga não ao “novo sinal”!
Tenha atitude e exerça aquilo que SEMPRE foi seu direito!
ABAIXO O GESTO DA SUBMISSÃO!
VIVA A SEGURANÇA DO PEDESTRE!
CurtirCurtir
Parabéns a Fogaça. Ontem vi ele dizendo na tv que educação é o mínimo que que espera de um povo que está sempre se dizendo um dos mais politizados e cultos do país.
Brasília é uma cidade grande que, de “autorama”, investiru pesado em educação de motoristas e pedestres e passou a ter um dos trânsitos mais civilizados do Brasil.
Aqui na serra, Gramado também mostra que educação no trânsito e respeito às faixas de segurança é, sim, algo possível.
Vamos ver se os portoalegrenses também têm capacidade de ter educação.
CurtirCurtir