Arquiteta idealiza estação subterrânea no Centro

carla_deboniAntes de Porto Alegre ser escolhida como uma das cidades-sedes da Copa do Mundo de 2014, a arquiteta gaúcha Carla Deboni idealizou uma estação subterrânea do anel metroviário com 34,4 quilômetros de extensão que deverá ser implantada no município. A proposta, ainda não apresentada à Superintendência de Desenvolvimento e Expansão da Trensurb, já conquistou um prêmio nacional.

A arquiteta foi agraciada com a distinção Ópera Prima 2009 por conta do pioneirismo e da ousadia da sua iniciativa.

‘A proposta é melhorar a acessibilidade ao local’, explicou. A arquiteta também idealizou um estacionamento e pontos comerciais subterrâneos integrados ao complexo da estação.

A intenção de Carla é remanejar os pontos de embarque e desembarque de passageiros existentes na praça Parobé para espaços alternativos próximos ao Shopping do Porto (Camelódromo) e junto ao edifício-sede do INSS.

De acordo com o sentido da Linha Copa, primeiramente a estação foi posicionada sob o Largo Glênio Peres. Para facilitar o acesso de um ponto ao outro foi criado um circuito subterrâneo por meio de um túnel, possibilitando o acesso a todas atividades disponíveis (estações, estacionamento, lojas e Mercado Público). ‘Pela proposta, essa passagem teria iluminação especial, dando mais noção de espaço aos pedestres’, frisa ela, que também projetou a instalação de uma praça descoberta, dotada de sistemas que possibilitem o acesso ao subsolo. 

projeto-carla-deboniAo projetar a estação da Trensurb, no Centro de Porto Alegre, a arquiteta Carla Deboni ainda idealizou a revitalização do entorno, em locais como Mercado Público, Largo Glênio Peres e praças XV de Novembro e Parobé, por onde circulam milhares de pessoas diariamente.

A intenção da profissional com o projeto é valorizar o Centro da Capital a partir da criação de espaços de lazer alternativos para a população e com acesso facilitado.

Correio do Povo

VEJA MAIS IMAGENS – EXCLUSIVAS – DO PROJETO DE CARLA:

carla1b

carla2b

carla3b

carla4b

carla5b

carla6b

CRÉDITOS

Projeto Arquitetônico: Carla Deboni
Maquetes Eletrônicas: João Pedro Oliveira



Categorias:COPA 2014, Metro Linha 2

Tags:, ,

11 respostas

Trackbacks

  1. Arquiteta idealiza estação subterrânea no Centro (reedição de post, de 2009) « Blog Porto Imagem
%d blogueiros gostam disto: