Turismo se mobiliza pela revitalização do Cais Mauá

As entidades do turismo da Capital irão ampliar a mobilização de suas bases na defesa do projeto de revitalização do Cais Mauá durante a audiência pública sobre o tema que a Câmara de Vereadores realizará no próximo dia 24, no Plenário Otávio Rocha. A decisão de assegurar ampla representação do setor foi tomada hoje, 17, na reunião do Fórum de Governaça Local do Turismo de Porto Alegre.

Para as lideranças do trade, o projeto encaminhado pela prefeitura estabelecendo o regime urbanístico para a revitalização do Cais é o primeiro estudo com viabilidade econômica apresentado até agora para a recuperação da principal atração turística de Porto Alegre, oportunidade esperada há mais de 50 anos pelo setor. “Se isso não ocorrer agora, dificilmente veremos a revitalização do Cais realizada”, observou, no encontro, o presidente do Sindicato de Hotelaria e gastronomia (SindPoa), Cacildo Vivian. Para o presidente do Porto Alegre Convention & Visitor Bureau, Ricardo Ritter, a participação do setor na audiência será fundamental para o sucesso do empreendimento. “A decisão que será tomada na Câmara é se teremos ou não o Cais Mauá revitalizado para o turismo”, afirmou. O presidente da Confederação Brasileira de Conventions & e Visitors Bureaux, João Luiz Moreira, presente à reunião, destacou a importância da mobilização e assegurou a adesão da entidade nacional.

Carta aberta

No dia 23, véspera da audiência pública, os dirigentes que integram o Fórum de Governança do Turismo levarão à Câmara de Vereadores uma carta aberta do colegiado em defesa do projeto de revitalização do Cais Mauá. De acordo com o secretário municipal de Turismo, Luiz Fernando Moraes, o documento será entregue às 11h, durante a reunião de Mesa Diretora da Casa, ao presidente do Legislativo, Sebastião Melo, e à Frente Parlamentar o Turismo, presidida pelo vereador João Carlos Nedel. 

Projeto

O projeto de lei complementar que estabelece o regime urbanístico para a revitalização do Cais Mauá foi entregue pelo governo estadual ao Executivo municipal em maio e chegou à Câmara de Vereadores em agosto passado.  A proposta foi aprovada pelo Conselho Municipal do Meio Ambiente (Comam), pela Comissão de Análise Urbanística e Gerenciamento (Cauge), da Secretaria do Planejamento Municipal (SPM), pelo Conselho Municipal do Patrimônio Histórico Cultural (Compahc) e pelo Conselho do Plano Diretor. O investimento previsto na revitalização é de R$ 500 milhões com recursos da iniciativa privada. Em área total de 181 mil metros quadrados e três quilômetros de extensão, o projeto original prevê a utilização do Cais desde as Docas, próximo à Estação Rodoviária, até a Usina do Gasômetro, respeitando a legislação de exploração dos armazéns e da Usina, tombados pelo patrimônio histórico. A expectativa da Comissão de Revitalização do Cais Mauá, que integra áreas técnicas da prefeitura e do governo estadual, é de que, até o final do ano, seja lançado o edital e o projeto seja iniciado em 2010 para conclusão até a Copa de 2014.

Belém do Pará, com sua Estação das Docas, está anos-luz na frente de Porto Alegre

Belém do Pará, com sua Estação das Docas, está anos-luz na frente de Porto Alegre

Secretaria Municipal de Turismo

____________________________

Lembrando:

Estação das Docas. Inaugurado em Maio de 2000, o projeto adaptou 3 armazéns do Porto de Belém para ser um dos complexos turísticos mais visitados no Pará. Teatro, cinema, memorial, restaurantes, lojas de artesanato, sorveteria, cervejaria e um porto flutuante, de onde saem passeios fluviais, são algumas das atrações.

Estação das Docas - Belém

Estação das Docas - Belém

 

Mais uma lembrança:

O Puerto Madero, que revitalizou uma área morta da cidade de Buenos Aires, tornando-a uma das mais prósperas, com comércio, resataurantes, vida cultural, área sempre viva, com prédios comerciais e RESIDENCIAIS.

Puerto Madero - Buenos Aires

Puerto Madero - Buenos Aires



Categorias:Projeto de Revitalização do Cais Mauá, TURISMO

Tags:, ,

11 respostas

  1. Estação das Docas um dos lugares mais lindos que já vi no mundooo , Belém do Pará e muito bonitaaaa,, da de 10 em muitas capitais ai..

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: