COPA NO BRASIL. Viável ?

Primeiro, políticos e dirigentes disseram ser viável a Copa do Mundo no Brasil bancada com dinheiro privado. A Copa teria estádios financiados com dinheiro privado. É o jeitinho brasileiro de ver tudo aprovado para poder dar o segundo passo, dizer ser impossível não recorrer ao dinheiro público. Passou-se a contar com dinheiro público, desde que estados, municípios e três clubes com estádio particular (Internacional, São Paulo e Atlético Paranaense) paguem a conta.

O secretário extraordinário municipal da Copa 2014, José Fortunati, deve ter saído da reunião da última quinta-feira com o ministro do Esporte, Orlando Silva, em Brasília, se perguntando qual o papel da União na Copa do Mundo. O governo federal criou uma linha de financiamento de R$ 5 bilhões para ‘mobilidade urbana’. Porto Alegre teria direito a R$ 413 milhões. Vai precisar de dez vezes mais. Por aqui, a prefeitura já está esgoelada com pagamentos de financiamento.

O vice-presidente de patrimônio do Inter, Emídio Ferreira, é outro que deve estar se perguntado qual o papel da União na Copa. Se Prefeitura de Porto Alegre e governo do RS estão com os decretos de isenção de taxas para reforma do Beira-Rio prontos, os tecnocratas de Brasília desconhecem o assunto. Quando o presidente Lula assinou, em 2007, o caderno de encargos que permitiu à CBF apresentar a candidatura do Brasil não concordou com todas as exigências da Fifa, entre elas garantir isenção tributária, de taxas e de impostos alfandegários?

FORTUNATI

Fortunati mostra algum desalento com as tratativas em Brasília. Para ele, o governo federal parece não ter compreendido que, para a Copa do Mundo andar no Brasil, precisa mais do que apenas exigências dos técnicos de gabinete. Precisa de vontade política. Segundo ele, não há como Porto Alegre arcar com novos financiamentos. Teremos novas rodadas de tratativas dia 28.

 Correio do Povo – Hiltor Mombach



Categorias:COPA 2014

Tags:

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: