Retiro as informações do site oficial do governo do Estado do RS. Ali diz que o secretário extraordinário da Copa 2014, Paulo Odone, saiu frustrado do encontro que teve em Brasília para discutir a liberação de recursos às obras de infraestrutura para Porto Alegre. Disse aquilo que venho escrevendo vai tempo: o governo federal deve liberar R$ 5 bilhões às 12 subsedes da Copa por meio de empréstimos.
————————-
Odone afirmou que não há recursos próprios da União para ajudar nas obras de infraestrutura das cidades que vão sediar jogos da Copa. Não teremos o PAC da Copa, como chegou a ser anunciada pelo presidente Lula. Odone: ‘Tomar empréstimos com juros é uma decisão difícil. Esse quadro não pode se manter. Se houver vontade política, vamos evoluir para fazer algo de bom-senso e viabilizar a Copa’. Viabilizar a Copa? Tentei contato por telefone com Odone sem sucesso. Pergunta: Porto Alegre poderá abrir mão de sediar a Copa?
————————-
De alguém que conhece o assunto: ‘Tirando o farófico e o faraônico teremos Copa em Porto Alegre’. Ou seja: a cidade receberá algumas melhorias no setor viário e no Aeroporto, investirá um pouco aqui e ali, e fim. Gastos da ordem de R$ 4 bilhões, nem pensar. Mais: ‘Se a Fifa quiser, será assim. Se não quiser…’.
————————-
Na quinta-feira haverá nova reunião em Brasília para discutir as prioridades do RS nos financiamentos por meio do BNDES. Se os juros cobrados seguirem os padrões da liberação de verba para a construção das arenas, 8% ao ano, a conta sairá salgada. Algo me diz que, além do BNDES, só a União sairá ganhando com a Copa.
Hiltor Mombach – Correio do Povo
Categorias:COPA 2014
Se não vivessemos essa disputa política encarniçada aqui no RS, os políticos gaúchos de todos os partidos, a sociedade civil e e os empresário poderiam ter se UNIDOS para exigir que a União construísse o METRÔ de Porto Alegre.
Como isso é impossível, vamos continuar sonhando por um futuro melhor para o RS e brigando por ideologias ultrapassadas, fanatismos partidários e picuinhas políticas e pessoais.
> só a União sairá ganhando com a Copa.
Isso já era esperado. Sempre foi assim no “federalismo” brasileiro.
O Rio de Janeiro faz o que Porto Alegre se nega a aceitar…
http://veja.abril.com.br/blog/radar-on-line/economia/eike-compra-marina/
Vão pintar o meio-fio das calçadas e colocar umas bandeirinhas nos postes…
Só isso podemos esperar de concreto!!!