Evento surgido em Porto Alegre terá debates sobre economia e ambienteAmbientalistas e defensores da justiça social iniciaram ontem os preparativos da edição 2010 do Fórum Social Mundial.
Em coletiva de imprensa promovida em São Paulo, os organizadores do encontro anunciaram que a edição que marcará os 10 anos do evento, criado em 2001, será realizada em Porto Alegre, que sediou o primeiro ano do maior fórum de discussões sociais da atualidade. O evento será chamado de Fórum Social 10 Anos Grande Porto Alegre.
No Rio Grande do Sul, as atividades ocorrerão em sete municípios da Grande Porto Alegre. Na Capital, serão promovidas 12 mesas de debates com nomes de grande expressão política.
O Fórum Social – que já foi chamado informalmente de Fórum de Porto Alegre – se autodenomina uma alternativa ao Fórum Econômico Mundial, realizado em Davos, na Suíça, e que reúne representantes das maiores economias e entidades financeiras do mundo
O encontro será promovido de 25 a 29 de janeiro, paralelamente ao Fórum de Davos, e trará como tema central a crise ambiental e os riscos do aquecimento global – “problemas gerados pelo atual modelo de desenvolvimento econômico, defendido em Davos”, ressalta Oded Grajew, um dos idealizadores do Fórum Social.
Além da promoção de diálogos sobre temas sociais, o FSM abrirá em 2010 fóruns de discussão sobre a história do encontro. Os debates irão focar conquistas alcançadas nos 10 anos de evento e dos caminhos que o Fórum deve adotar em suas próximas edições.
– Será uma forma de discutir o significado do movimento e ressaltar a sua importância no contexto mundial – acredita Grajew.
Crises econômica e ambiental serão tema de discussão
O evento, que contou com a participação este ano dos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva, Hugo Chávez (Venezuela) e Rafael Correa (Equador), pode ser prestigiado em 2010 pelas presidentes do Chile e da Argentina, Michelle Bachelet e Cristina Kirchner. Lula e Chávez foram os únicos chefes de Estado a participar das edições porto-alegrenses do Fórum.
– Ambas foram convidadas para ministrar palestras no evento – antecipou Grajew.
Além de uma análise das últimas edições, o Fórum Social 10 Anos Grande Porto Alegre se dedicará a fazer uma reflexão dos desafios do evento em meio às crises econômica e ambiental.
– O Fórum mudou muito nesses últimos 10 anos, mas o mundo também mudou – disse ontem José Corrêa Leite, um dos organizadores, em São Paulo.
Quem pode vir
LULA
Algumas das personalidades que podem estar presentes ao Fórum de 2010:
– O presidente brasileiro marcou presença em todas as edições brasileiras do Fórum Social Mundial, incluindo a de 2001, quando ainda não havia sido eleito.
HUGO CHÁVEZ
– O presidente da Venezuela esteve em Porto Alegre em 2005 e rivalizou em popularidade com Lula.
MICHELLE BACHELET
– A presidente do Chile foi a primeira mulher a ocupar o cargo em seu país.
CRISTINA KIRCHNER
– A presidente argentina é aliada de Lula e Chávez no continente.
ZH
Categorias:Outros assuntos
Esse tipo de comentário acima é vergonhoso. Já participei de outra discussão sobre a suposta imparcialidade desse site.
O Fórum Social, afora posições ideológicas, é um dos poucos eventos que movimentam essa cidade, faz a alegria da rede hoteleira, taxistas e bares e restaurantes. Deveriam haver mais, de diversas vertentes, como o FISL e o Fórum da Liberdade (o anti-FSM).
Para um blog que discute o desenvolvimento da cidade, esse tipo de comentário é descabido e infantil.
Aposto que vão trazer o Zelaya.
A estátua de Olivio está na Bahia junto a fábrica da Ford.
E a estátua de Olívio Dutra, onde será construida ?
É verdade, Rafael. Tem até um trecho da orla “com acesso” ali na Diário de Notícias, pertinho dós escombros.
Georgeano, esqueceu do essencial: um banho recreativo dos participantes no Guaíba!
E a hora da descontração deveria ser no bar flutuante do Gasômetro.
Sugiro fazer o Forum Social Mundial nos escombros do Estaleiro Só.