Hipótese: como agiriam os portoalegrenses (e a turma do Não) se a cidade fosse uma candidata à sede olímpica ?

Comemorações no Rio

Comemorações no Rio

Comemoraçõs no Rio

Rio

Comemorações portoalegrenses

Comemorações portoalegrenses

Lula, o Brasil e o Rio de Janeiro comemoram a escolha para a sede das Olmpíadas de 2016  (e eu também).

Naquela cidade, houve muito empenho, houve políticos adversários se unindo, e vontade  da população querendo transformar, melhorar e embelezar a cidade.

E na Porto Alegre que faz um escarcéu por causa do Pontal ?   Que leva ordas às ruas pra protestar e proibi-lo, e faz o Não ganhar ?

E na Porto Alegre que faz guerra pra tentar proibir o projeto do Cais Mauá ? 

E na cidade que demoniza investidores e espanta empreendimentos?   Que proibe tudo?

Como as coisas aconteceriam se, numa hipótese, a capital onde bradam com orgulho que RESISTE, fosse candidata às Olimpíadas? 

Iriam mandar um grupo a Copenhagen para protestar contra? Com dizeres:

Não queremos Olimpíadas”  

” Olimpíadas: FORA de Porto alegre ! “

NÃO às Olimpíadas de Porto Alegre”

“As Olimpíadas vão destruir Porto Alegre”    

Ah, essa última frase   já foi dita    por várias  “entidades” :  já disseram que  “Porto Alegre não pode ser prejudicada só por causa da Copa do Mundo”.

Atrações da Copa 2014



Categorias:Outros assuntos

Tags:, , , , , , , , , , ,

20 respostas

  1. Eu realmente não me importaria com as Olimpiadas no Rio, mas gente, o Brasil tem muitas ESCOLAS, UNIVERSIDADES PUBLICAS, HOSPITAIS, SEGURANÇA, HABITAÇÃO e FOME para tratar.

    O que vocês, sinceramente, acham mais importante? Vamos gastar os tubos de dinheiro (em obras que serão, certamente, superfaturadas) com isso, sendo que o Brasil tem outras prioridades.

    Se nós somarmos todo o dinheiro que pagamos em impostos e tudo o que é desperdiçado com salários astronômicos de deputados e senadores (salarios esses que beiram o ridiculo e inaceitável) e injetarmos em educação de qualidade, o Brasil inteiro (nossa querida Porto Alegre inclusa) alcançaria outro nível. É um investimento de longo prazo, que os acéfalos não conseguem enchergar justamente por não trazer beneficios rapidos e diretos a si. Mas como o Japão é o que é hoje? Investindo em Olipiada?! Por favor…

    Quero deixar claro, sou totalmente contra os xiitas que atrasam nossa cidade e votei sim para o Pontal, mas com relação às Olimpiadas, sou contra…

    Curtir

  2. Concordo com vocês que em Porto Alegre há um grupo, pouco numeroso, mas muito influente, que teima em levar Porto Alegre para trás. Se fossem por eles estaríamos andando descalços, com lampião na mão e cheio de carroças onde hoje transitam automóveis. São Paulo e Rio de Janeiro são maiores e mais importantes, mas isso não quer dizer que tudo tenha que ser lá para o todo sempre. Ah o Fórum Social Mundial virá para cá. Só podia vir para o único lugar que deu certo (onde está o berço da xiitada raivosa). Atletas para o Rio, Políticos para Porto Alegre (uhh que legal…me empresta um balde que estou com ânsia). Curitiba recebeu maciço apoio do Governo Estadual por anos e é por isso que no Paraná só existem três ou quatro cidades boas. Aqui temos Canoas, Caxias, Pelotas, Novo Hamburgo, Gramado…, então fica bem fácil crescer. Além disso atraiu muitas empresas que queriam ficar perto de SP sem serem incomodadas pelos fortes sindicatos que lá haviam. Méritos pela proximidade e não por uma mudança de mentalidade da cidade. Mesmo assim, acho errado tudo ir para Rio-SP e não cobro que venha para cá (pois sei que a xiitada ia reclamar). Por que não Recife? Salvador? Curitiba mesmo? Tudo é no Rio ou em SP. Ontem deu notícia do povão quebrando os trens. Pagaremos uma Olímpiada para uma cidade que não cuida do que é seu (também existem vândalos aqui, mas em número infinitamente menor). Que bom que há gaúchos que estão felizes pelo Rio2016 e que se sentem parte do Brasil. Na maioria das vezes só me sinto brasileiro quando pago meus impostos (é a única vez que me sinto integrado). Quando há distribuição do bolo o pedaço do RS é sempre menor.

    Curtir

  3. Alexsander:
    Que São Paulo e Rio de Janeiro são muito poderosas, é fato. Isso atrai invejas e descontentamentos de outras regiões, e muitas vezes com razão, desejando acabar com a hegemonia dessas cidades. Mas se as poderosas não forem elas, serão outras. Tanto faz se for x, y ou z a cidade mais poderosa, irá atrair descontentamento das outras igualmente.

    Alguém espera que Rosário atraia pra si coisas que acontecem em Buenos Aires? Que Manchester atraia pra si coisas que acontecem em Londres?

    Isso não significa que Porto Alegre deva se conformar com sua influência secundária e desanimar. Pelo contrário: Porto Alegre deve querer SEMPRE atrair atrações, festivais nacionais de música, eventos nacionais, fóruns, turismo.

    Lembro que, mesmo sendo secundária em relação a SP e RJ, Porto Alegre tem boa dose influência no no cenário nacional – e há bastante tempo.
    E é exatamente aí que eu quero chegar: mesmo sendo uma cidade importante há tempos, nos últimos 20 ou 30 anos vimos cidades como Curitiba sair do nada e ombrear (e até mesmo superar ) Porto Alegre em muitas coisas.
    Se fizéssemos um gráfico de Curitiba e Porto Alegre em assuntos como qualidade de vida, importância, destaque e projeção nacional, incremento no turismo e no PIB… Curitiba seria uma uma reta sempre subindo, que vem lá de baixo e alcança Porto Alegre.
    E Porto Alegre seria uma reta parada, sempre horizontal.
    O que se encherga nisso? Que se, há 30 anos atrás, Curitiba ficasse querendo o mal de quem estivesse acima de si, como Porto Alegre, ela continuaria lá embaixo. Mas a capital paranaense, em vez de querer o mal dos outros, arregaçou as mangas, mudou, foi ousada, e hoje tem tanto poder e prestígio como Porto Alegre.

    Ah, lembro que Olimpíadas são feitas numa cidade só – tem gente que ainda não entendeu isso.
    Da mesma forma que na Copa do Mundo, ela traz investimentos e muita visibilidade pro pais inteiro: vide a visibilidade e projeção que tiveram a Austrália, China, Grécia…
    E serão feitas em algum país, inevitavelmente.
    Que bom que agora serão no nosso país.

    Curtir

  4. O Rio de Janeiro, que já bonito, se empenhou em uma divulgação mundial do Cristo como uma das 7 Maravilhas do Mundo; a cidade de Fortaleza ganhou mil coisas maravilhosas nos ultimos tempos; Salvador, Vitória, Manaus, … todas fizeram coisas novas, ganharam atrações turisticas novas, fizeram um upgrade.
    Curitiba, que é um exemplo bem conhecido, FEZ uma torre de observação (era da Telepar) e com visitação, FEZ a Ópera de Arame, FEZ o Jardim Botânico, FEZ uma concha acústica numa pedreira, FEZ de Santa Felicidade um lindo bairro gastronômico, e cidade faz prédios ousados, FEZ investimento ousado em turismo…
    Em Porto Alegre, as atrações (?) são as mesmas de décadas. Há má vontade com o Pontal, má vontade com o Cais Mauá, má vontade com permissão pra construir prédiso ousados, má vontade pra fazer coisas bonitas e legais na orla, e a orla é uma coisa EDIONDA, demonizam e expulsam investimentos pra outras cidades… e ficam brabos e com inveja porque o Rio de Janeiro conquistou as Olimpíadas??????
    É deprimente.

    Curtir

  5. E como diz no balcão da primeira foto “É a vez do Rio”, não é a vez do Brasil.

    Curtir

  6. Giorgio Giugiaro: Concordo que SP e MG correm mais do que nós para fazermos algo. Mas historicamente só servimos para pagar imposto e isso é inegável. Não teria inveja se fosse Belém ou Curitiba. Porque eternamente tem que ser no RJ ou em SP? Ah…mas o Rio tem mais estrutura. Vai ter sempre mais estrutura se só fizerem lá. Não tem nada a ver com separatismo, como vc deu a entender. Se eu recebesse tudo de mão beijada do Governo Federal também ia adorar ser brasileiro. Não quero me separar, quero que Brasília dê um mínimo de atenção para as demais capitais. Os efeitos dessa olimpíada se irradiarão por todo Brasil, mas apenas no bolso. Quem vai lucrar com turismo, estrutura, etc., será a sempre preferida do Governo Federal Rio de Janeiro.

    Curtir

  7. Odeio gente que quer o mal dos outros, só porque não se dá bem.

    Todo país pode e deve ir na carona das Olimpíadas. Belo Horizente, SP e Salvador são competentes e foram à luta, e conseguiram sediar jogos de futebol das Olimpíadas do Rio. Palmas às capitais e aos estados que vão à luta e são audaciosos e ousados.

    Curtir

  8. Olimpíada é um evento de uma cidade só. Somente Rio, ou somente SP, ou somente Salvador, somente Porto Alegre, somente Belo Horizonte, somente Manaus…

    Qualquer cidade que seja escolhida dispertará a inveja (mesquinha) das outras.

    Não esqueçam que o Rio é do Brasil. Ah tá, esqueci que Porto Alegre não é brasileira (ou não gostaria de ser). Nesse caso, como Porto Alegre não quer pertencer ao Brasil, nada mais justo do que CANCELARMOS a Copa 2014 em Porto Alegre.

    Curtir

  9. As Olimpíadas vão fazer muito bem para o Rio de Janeiro e, não tanto quanto a Copa do Mundo de 2014, seus efeitos benéficos se irradiarão por todo Brasil.

    Curtir

  10. Concordo com o Ronaldo. Seria favorável às Olimpíadas se ela não fosse no Rio de janeiro. Vivemos para bancar os gastos de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. O resto do país que se dane e tudo para estes. Se fosse em Porto Alegre, Curitiba, Manaus, Belém, etc., votaria sim. Mas porque sempre tudo é no Rio ou em São Paulo? Só porque tem mais gente e estão mais centralizados não quer dizer que eternamente sejamos obrigados a sustentá-los. Se o governo do Rio bancasse os gastos, daí até apoiava. Mas sendo do meu bolso e não sendo eu carioca, sou contra.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: