Conheça a torre de observação portoalegrense

Esqueça as torres de observação do shopping Belvedere e do Oceanário: esta será a  TORRE PORTOALEGRENSE

Prevista para se iniciar em julho, começa a se tornar realidade a principal etapa do Projeto Integrado Socioambiental. Nesta semana, nove empresas visitaram o terreno, na Avenida Diário de Notícias, no bairro Cristal, em Porto Alegre, onde será construída a Estação de Bombeamento de Esgotos (EBE) Cristal, a estrutura mais aparente da obra, que terá até um mirante para quem quiser contemplar o Guaíba.

No local, três chaminés servirão de estrutura a um mirante para apreciar o Guaíba. O início das obras está previsto para 2010.

A largada para a construção da estação Cristal, um reservatório de esgoto para controle de operação de bombas, só foi possível porque a prefeitura anunciou ontem as duas empresas que executarão o emissário, a grande obra que vai ligar a Ponta da Cadeia, nas proximidades da Usina do Gasômetro, até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Serraria.

A construção foi licitada em duas partes pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae). A primeira, terrestre, de 7,3 quilômetros será executada pela Saenge Engenharia de Saneamento, com proposta de R$ 35,4 milhões. A segunda, que corresponde ao trecho subaquático, com 10,2 quilômetros, foi vencida pelo Consórcio ICCILA/Archel, com proposta de R$ 84,4 milhões.

– O cronograma previa o início das obras para julho. Estamos defasados em um semestre. Não é atraso, é uma reprogramação – disse o coordenador do Projeto, engenheiro Valdir Flores.

Conforme Flores, a ETE da Serraria, a quarta grande obra do projeto tem abertura de propostas de licitação no dia 26. O emissários serão construídos em janeiro, e as estações, em março.

A projeção da prefeitura é de que, até 2012, o saneamento ambiental de Porto Alegre esteja pronto. A obra será responsável pela condução do esgoto da área central da Capital, concentrado na EBE localizada na Ponta da Cadeia, até outra unidade de bombeamento no bairro Cristal. De lá, os dejetos seguem via tubulação subaquática até a estação no bairro Serraria.

Parte do terreno cercado na Diário de Notícias está destinada à futura Avenida do Parque, obra para a regularização do Arroio Cavalhada. A prefeitura desapropriará 1.680 famílias que moram ao longo do curso d’água.

Zero Hora

Enquanto Porto Alegre se contentar com MUITO POUCO a cidade será atrasada. Não podemos pensar assim, de forma pequena: “Antes isso do que nada”. Isso é pensamento de terceiro-mundista que acha que sua terra não merece um tratamento a altura dos melhores do mundo. Porque Porto Alegre não pdoe ter equipamentos turísticos, urbanos de grande porte, bonitos, modernos, altos ? Porque tem que ser assim sempre ? Nós adoramos a cidade, tanto que temos o maior site fotográfico sobre a cidade. Mas enquanto vivermos, seremos críticos severos dos rumos que a cidade está tomando, e da situação em que ela se encontra há décadas ! Parada, estagnada e sem perspectiva. Com uma população que se contenta com esta porcaria de torre mirante ? Meu Deus ! Gilberto Simon



Categorias:Outros assuntos

Tags:, , , , , , , ,

5 respostas

  1. Eduardo, enquanto Porto Alegre se contentar com MUITO POUCO a cidade será atrasada. Não podemos pensar assim, de forma pequena: “Antes isso do que nada”. Isso é pensamento de terceiro-mundista que acha que sua terra não merece um tratamento a altura dos melhores do mundo. Porque Porto Alegre não pdoe ter equipamentos turísticos, urbanos de grande porte, bonitos, modernos, altos ? Porque tem que ser assim sempre ? Nós adoramos a cidade, tanto que temos o maior site fotográfico sobre a cidade. Mas enquanto vivermos, seremos críticos severos dos rumos que a cidade está tomando, e da situação em que ela se encontra há décadas ! Parada, estagnada e sem perspectiva. Com uma população que se contenta com esta porcaria de torre mirante ? Meu Deus !

    Curtir

  2. Isso é um desrespeito com a cidade um trocio horroroso desses.
    Poderiam fazer algo bem mais interessante estéticamente.

    Curtir

  3. Dá vontade de rir, parece piada, só em Poa pra se fazer um mirante assim tão alto!!! Essas torres atrás vão mudar a direção dos ventos, não podem ser construidas ali…

    Curtir

  4. Tudo ajuda…reclamar, reclamar e reclamar também não dá…é só critica..aí enche o saco mesmo.

    Pode não ser o ideal mas qualquer passo é um passo…e pelo menos existe UM lugar para olhar o Guaíba com um mínimo de segurança..

    Curtir

  5. Que torre ridícula!

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: