Portais da cidade saem, metrô não

Governo do PT não quer saber de metrô em Porto Alegre

O governo federal já decidiu que não bancará o metrô de Porto Alegre.

Fogaça vai a Caracas para pegar US$ 110 milhões

Já está com o prefeito de Porto Alegre, José Fogaça, a passagem que o levará a Caracas, Venezuela, onde assinará contrato de US$ 110 milhões com a Corporação Andina de Fomento, dinheiro que servirá para financiar a construção de cinco Portais da Cidade.

O governo Lula concordou em conceder aval ao financiamento.

Além dos US$ 110 milhões, outros R$ 100 milhões sairão dos cofres da prefeitura (mais provável que saiam dos cofres dos empreendedores que tocarão os Portais).

Políbio Braga

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É isso aí pessoal: devemos nos contentar com os portais, pois metrô não sai mesmo ! Essa ladainha de PPPs pra sair o metrô era só conversa pra boi dormir. Quem não sabe que metrô não é bancado por iniciativa privada em nenhum lugar do mundo ?

O ideal seria sair os 2 projetos, Portais e Metrô. Mas “não tem dinheiro” … (entre aspas)



Categorias:COPA 2014, Metro Linha 2, portais da cidade

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9 respostas

  1. Ineficiente? Curitiba é modelo no transporte público com um sistema parecido com o dos portais, Florianopolis tambem adotou o sistema integrado. Ineficiente são 4 mil onibus urbanos e metropolitanos indo todo dia pro Centro.

  2. Portais: este é o velho e ineficiente transbordo. E por esse “preço” que estão estão nos ‘oferecendo’ o transbordo (baldeação), teriamos que cobrar obras muito melhores e mais apropriadas aos Cidadãos.
    Deixei o carro de lado e só uso bicicleta e ando a pé para ir trabalhar (as vezes o Lotação). Onibus nem pensar: o nosso é caro, sujo, não cumpre horários e tem alternativas ultrapassadas. Não inovam e, quando alguem tenta, eles simplesmente ignoram!

  3. juro que nao voto mais em sacripanta nenhum.estou de saco cheio desses governantes.um metro custa caro pro lula,entretanto,temos submarinos enferrujando na nossa orla e ele quer comprar mais,quer investir no nosso exercito que so serve pra apresentacoes em 7 de setembro.no rio de janeiro sim investem,vao fazer metro ate na rocinha lomba acima.nossa cidade e tao pequena e tao ingenua,estamos longe demais das capitais… mesmo assim te amo,poa e morrerei lutando por ti !!!

  4. Sei que nada é tão eficiewnte quanto o metrô, que leva um monte de gente de uma vez só.

    Mas fico a pensar se não poderíamos melhorar o sistema público de transporte e o trânsito, e muito, se dotássemos Porto Alegre de:
    1) Corredores de ônibus bem diferentes desse lixo esclerosado como os congestionados corredores da Assis Brasil e Farrapos, mas sim como as canaletas curitibanas, que são expressas, rápidas mesmo. Os ônibus correm nelas.
    Esses corredores rápidos portoalegrenses deveriam ser bonitos, e assim não enfeiar as avenidas onde existem.

    2) Implantar os Portais e dotar a cidade de linhas de ônibus com itinerários mais inteligentes, que não vão vazias pro Centro, etc

    3) Estimular crescimento da cidade para áreas fora das áreas já saturadas hoje, ou seja, existir empresas e empregos mais distribuidos

    4) Dotar a cidade, sim, de mais viadutos e avenidas largas e expressas

    5) Voltando ao ítem um, estimular quem tem carro a usar ônibus. Pra isso, deveria haver mais ônibus para não ter que esperar quase meia hora por um T2-A da vida; deveria haver mais linhas diferentes de lotação, como lotações T

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    Tudo o que escrevi não significa que não devamos ter metrô. Mas, frente à realidade política podre e não conciliadora de nossa política, que fez com que um metrô pra onde interessa, que é a zona norte, vá demorar uns 30 anos,
    é importante pensar que com menos dinheiro já dá pra modernizar e melhorar o trânsito e o transporte.
    Porque é errado imaginar que o metrô (que vai levar décadas pra atender a cidade) vai resolver problemas que existem porque Porto Alegre não faz a lição de casa: seu transporte coletivo, trânsito, ruas, avenidas são antigos, obsoletos, pequenos e medíocres.

  5. “No mundo inteiro um metrô só tem condições de ser construido com recursos FEDERAIS.”

    CONCORDO, ainda mais num sistema federativo tão centralizado como é o nosso, em que a União fica com 2/3 dos tributos arrecadados no país.

    Mas, se o governo federal manter essa negativa em investir no metrô de Porto Alegre, não restará outra opção que a união do governo estadual e da Prefeitura, com auxiílio de financiamentos internacionais, para executar essa obra tão esperada.

    Ou ficaremos na espera por 20, 30, 50 anos?

  6. Não sou filiado a nenhum partido político, mas nesta situação o Fogaça / Prefeitura de Porto Alegre está fazendo sua parte. O portais da cidade foi promessa de campanha e existe sim sua real necessidade.
    Neste neste caso da linha do metro proposta, convenhamos que não solucionará os problemas da capital. Além de ser muito mais cara.
    A copa do mundo foi “bancada” pelo governo federal e até o momento nenhum “tostão” foi liberado, a não ser para criar estádios públicos, na minha opinião um verdadeiro absurdo. Deveria ser justamente ao contrário, a iniciativa privada construindo estádios / arenas e o governo federal cuidando da infraestrutura.

  7. No mundo inteiro um metrô só tem condições de ser construido com recursos FEDERAIS.

  8. Imaginei que o metrô não sairia. Era muita conversa e pouca ação. Faltando menos de 5 anos pra copa e nada do metrô tinha começado.

  9. Por que o governo do estado não banca uma linha de metrô em porto Alegre. Preferencialmente essa linha da Assis Brasil para a Zona Norte, que teria grande demanda de passageiros.

    Esse governo precisa de uma grande obra (pelo menos o início) para não ficar marcado somente pelo AJUSTE FISCAL e por denúncias de corrupção.

    Tenho certeza que organismos internacionais estariam interessados em financiar boa parcela desse grande projeto.

    Loguinho o governo federal, para não ficar para trás, faria a linha da Copa (centro – Beira-rio – Agronomia) e a cidade teria 2 linhas de metrô, sem contar o Trensurb.

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