Obra de arte é isolada na Capital

Instalada na orla do Guaíba, a obra de arte Olhos Atentos sofre com a corrosão. A estrutura lembra uma plataforma, projetando-se na direção do pôr do sol. Há um rombo no assoalho, e a ferrugem afetou a grade de metal. Também há falhas no material que podem causar acidentes para quem se arriscar até a ponta. No final de semana, a EPTC colocou um cavalete para alertar sobre o problema. A Smam espera o resultado de um laudo para tomar alguma medida. A obra é do artista plástico José Resende e pesa 22 toneladas.

ZH

Alguém se importaria se tirassem esta “obra de arte” dali ?



Categorias:ORLA

Tags:, ,

6 respostas

  1. Gerson, obras de arte feitas de ferro e/ou com sucata (o que não é o caso dessa) são valorizadas no mundo inteiro, principalmente em NY, “capital da arte” do século XX, e na Europa.

    —————————————–

    Gosto dessa obra que gerou essa discussão, mas aponto ela como um dos maiores exemplos de uma péssima administração pública, que há algumas gerações passa pelo palacinho da Praça Montivideo e aparentemente só troca os nomes.

    Esse mirante é uma escultura urbana e um objeto urbano funcional, e DEVERIA ser preservado, bem mantido e ter manutenção adequada. Seu estado atual adverte os porto-alegrenses que está na hora de cuidar dos espaços públicos.

    Uma das minhas críticas não era em relação à obra em si, mas em relação ao seu contexto: quando concebida era um objeto solto na lama e nos gramados mal cuidados. O entorno não era digno, muito menos se qualificava para ser um ponto “visitável”. Hoje essa crítica não mais é válida, visto que essa obra, degradada e destruída em poucos anos, está completamente contextualizada nessa que é uma das áreas mais ridicularizadas pela Prefeitura. A degradação do monumento está em total harmonia com a degradação e negação do valor daquele espaço público.

    Não adianta defender o restauro de um monumento [novo] se todo o entorno a ele está VERGONHOSO. Toda aquela área necessita de investimentos em qualificação urbana, de projetos paisagísticos coerentes com sua situação na cidade de Porto Alegre.

    Discursos soltos sobre uma busca de maior integração entre cidade e Guaíba nunca serão respeitados enquanto um dos principais pontos turísticos da cidade for assim: um nada “levado nas coxas”.

    Curtir

  2. So numa cidade como POA que valorizam “bras de arte” feita de latao e sucata.
    uiiiiii……….

    Curtir

  3. Por mim, poderia desmontar esta coisa horrível!

    Curtir

  4. Concordo com o Anderson. Também acho legal e precisa ser cuidada, muito bem cuidada. Assim como toda a volta dela. Talvez se o que estivesse próximo também fosse bem cuidado esta obra fosse melhor valorizada.

    Curtir

  5. além de feio é mal feito

    Curtir

  6. Bah, eu me importaria. Eu acho ela muito legal. Só precisa estar cuidada, o que não acontece.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: