Metrô de Curitiba deve começar a funcionar em janeiro de 2014. E o de Porto Alegre ?

(dica do leitor Vitor Diel)

Informação faz parte de plano entregue ao Governo federal.

Linha Azul deverá ter 13 km e será usada por 330 mil passageiros por dia.

metro_curitiba

Metrôs devem estar em funcionamento a partir de janeiro de 2014 (Ilustração: IPPUC)

A Prefeitura de Curitiba planeja colocar em funcionamento, em janeiro de 2014, a Linha Azul, primeira linha do Metrô Curitibano. Neste ano, a Copa do Mundo será realizada no Brasil. Segundo a administração municipal, o projeto foi apresentado no Plano Geral de Implantação do Metrô, entregue ao Governo Federal.

A primeira linha vai receber investimentos de R$ 1,2 bilhão, terá 13 quilômetros (do Terminal CIC Sul até a Praça Eufrásio Correia) e deverá ser usada, inicialmente, por 330 mil passageiros por dia. Serão 12 estações de embarque e desembarque, além de um pátio de estacionamento de trens e áreas de manutenção.

Antes do início das obras, deverão ser realizados os estudos ambientais e de engenharia. A prefeitura acredita que a construção deve começar em janeiro de 2011 e acabar em outubro de 2013. Depois disso, haverá testes de operação.

Os trens devem circular na superfície e em trechos subterrâneos. Durante a execução das obras, as estações-tubo serão transferidas para as vias rápidas do sistema trinário.

G1 – globo.com

__________________________

Publiquei esta matéria que nada tem a ver com Porto Alegre para podermos comparar as administrações envolvidas nas duas metrópoles do Sul. A vontade política de uma e de outra. É saudável compararmos. E pensarmos um pouco.



Categorias:Metro Linha 2

Tags:

2 respostas

  1. Só para retificar os dados publicados, o metrô de Curitiba terá 22 km de extensão divididos em duas etapas. Mas não é unânimidade entre a população da necessidade deste sistema de transporte.

    Curtir

  2. não sei como é a administração de curitiba, mas acredito que deve apoiar o projeto do metrô, coisa que não vejo aqui em porto. parece que o prefeito pouco se esforça para garantir o metrô. só vemos ele falando em portais, portais, portais (da cidade)., que, na minha opinião, é um projeto insuficiente.

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: