Segundo o vice-prefeito, o metrô, que vem sendo chamado de Linha da Copa, é uma obra “importante”, mas não “essencial” para a circulação dos turistas durante o Mundial. A primeira fase teria 15 Km e uma estação próxima ao Estádio Beira-Rio, que receberá os jogos da competição. Segundo a direção da Trensurb, empresa federal que opera as linhas de trens urbanos da Grande Porto Alegre, a exigência para a viabilidade do projeto é assegurar uma demanda de 290 mil passageiros por dia, tornando o negócio atrativo para a realização de uma Parceria Público-Privada (PPP).
Apesar da indefinição sobre o metrô, o Ministério das Cidades garantiu R$ 400 milhões para a remodelação do sistema de circulação de ônibus da capital gaúcha. O projeto, chamado de Portais da Cidade, prevê a construção de terminais, a urbanização e a implantação da avenida Tronco, na região da Vila Cruzeiro, a implantação de viadutos e elevados na Terceira Perimetral, além da duplicação da avenida Beira-Rio.
Fortunati também apontou o anúncio da abertura de uma linha de crédito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para os estádios privados da Copa como decisivo para viabilizar a reforma do Beira-Rio.
Fonte: http://www.copa1014.org.br
Categorias:COPA 2014, Meios de Transporte / Trânsito, Metro Linha 2, Outros assuntos
Concordo com o pessoal acima. Não sei se é o mesmo que penso, mas lá em 1998 no governo do Brito falava-se que o traçado seria do SESI até a Azenha passando pelo centro. Muito mais gente seria beneficiada.
CurtirCurtir
Concordo com esse traçado preferencial do Guilherme para o metrô de Porto Alegre, ainda mais passando sob a Farrapos e aterrando a linha do Trensurb naquela região.
CurtirCurtir
Concordo Felipe. Muito ruim. O projeto deveria ligar a FIERGS ou Terminal Triângulo até o Mercado Público e dali até o Beira Rio e ponto final. o resto q fique pra daqui 30 anos, e nao o contrário como está sendo proposto.
CurtirCurtir
> exigência para a viabilidade do projeto é assegurar uma demanda de 290 mil
> passageiros por dia, tornando o negócio atrativo para a realização de uma
> Parceria Público-Privada (PPP).
Me parece então que o grande problema é o traçado proposto, que não tem a demanda especificada para PPP.
Ou seja, como eu disse antes, o projeto apresentado é RUIM.
CurtirCurtir
E ficariam prontos os 15 km até a copa???????????
sei não….
CurtirCurtir
Aqui sim a população da cidade precisa fazer pressão, é uma pena que a galera do pontal não se importa com o metrô.
CurtirCurtir