O metrô fora da Copa 2014

metro2Resignados com a falta de perspectivas para a construção do metrô de Porto Alegre antes da Copa de 2014, técnicos da Trensurb começam a reestudar o traçado, que havia sido modificado para passar mais próximo do Estádio Beira-Rio, segundo o portal Zero Hora. Em vez de percorrer a José de Alencar, o itinerário pode ser desviado para a Marcílio Dias, retomando o plano feito antes da eleição da Capital como cidade-sede dos jogos.

A chamada linha da Copa foi criada a partir de reivindicações para que o metrô atendesse à demanda do Mundial, e aumentaria de 13 para 15 quilômetros o traçado previsto. Agora, como a tendência é de que o projeto seja desvinculado dos preparativos para os jogos, os técnicos avaliam qual dos 2 trajetos teria maior demanda de público a longo prazo.

Em duas semanas, uma consultoria contratada pela Trensurb deve finalizar o estudo sobre a demanda que teria a via pela José de Alencar. Análises anteriores feitas no traçado pela Rua Marcílio Dias indicam um fluxo de 290 mil passageiros ao dia.

“Temos de ter certeza de que haverá demanda pela José de Alencar mesmo sem a Copa. Vamos calcular e comparar”, afirma o engenheiro Rubenildo Ignacio, assessor técnico da Superintendência de Desenvolvimento e Expansão da Trensurb.

A mudança no enfoque se deve às manifestações ouvidas nas últimas semanas de representantes do governo federal.

Após um encontro para discutir os preparativos da Copa, em 18 de setembro, o ministro das Cidades, Márcio Fortes, afirmou que a execução seria “complicada” porque exigiria alto volume de recursos em um cronograma apertado.

http://www.affonsoritter.com.br



Categorias:COPA 2014, Metro Linha 2

Tags:

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: