Cooperação técnica garante 1 milhão de dólares aos Portais

portais-da-cidade4Será assinado na segunda-feira, 16, o convênio de cooperação técnica entre a prefeitura e a Corporação Andina de Fomento (CAF) que destina 1 milhão de dólares para qualificar o projeto Portais da Cidade. O recurso foi aprovado pelo comitê interno da CAF em outubro. O ato ocorrerá no salão nobre do Paço Municipal, às 14h30, com a presença do prefeito José Fogaça e da diretora da CAF em Brasília, Moira Paz-Estenssoro, que representa o presidente executivo do organização, Luis Henrique Garcia.

A cooperação técnica visa complementar o desenho e o plano de implantação do projeto, com foco nos componentes de engenharia, ambiental, socioeconômico, operacional e de negócio, e tecnológico, comunicação e marketing. A conclusão dos trabalhos da cooperação técnica conduzirá à assinatura do contrato de financiamento de 100 milhões de dólares da CAF para os Portais, prevista para ocorrer no início do próximo ano. O custo total da implantação do projeto está estimado em 210 milhões de dólares, incluindo investimentos privados e contrapartidas da prefeitura.

De acordo com o secretário de Gestão e Acompanhamento Estratégico, Clóvis Magalhães, o recurso oferecido pela CAF confirma o grande interesse do agente financeiro no projeto dos Portais. “A cooperação técnica representa um avanço importante porque, dessa forma, poderemos desenvolver um projeto mais estruturado e cumprir o nosso compromisso com a população, proporcionando um sistema de transporte mais qualificado e reforçando a condição de cidade sede para a Copa de 2014”.

Os Portais
portais-da-cidade3O projeto Portais da Cidade vai representar um novo sistema de circulação e transporte para Porto Alegre, que funcionará assim: os ônibus procedentes dos bairros e da região metropolitana chegarão nos Portais, onde os passageiros farão uma transferência integrada para veículos mais modernos, mais rápidos, mais seguros e menos poluentes, que farão a conexão entre os portais e mais 18 terminais na região central, por meio de uma linha especial, que circulará pelos corredores exclusivos. É um dos projetos especiais visando à preparação da Capital para a Copa de 2014. A proposta com a CAF prevê a construção de três grandes portais, que contarão com operações comerciais e de serviços, para garantir a sustentabilidade:  Cairú (confluência com a av.  Farrapos),  Princesa Izabel (Azenha), e Zona Sul (proximidades do estádio Beira-Rio). O Centro Popular de Compras – CPC (Camelódromo) e o Terminal Parobé ao lado do Mercado Público também estarão integrados à operação.

Melhorar as condições de acessibilidade ao centro, oferecendo mais portais-da-cidade1segurança, agilidade e conforto, além de contribuir para a revitalização da região, também são desafios do projeto. Os Portais estão sintonizados com experiências importantes na área de transportes, conhecidos como Bus Rapid Transit (BRT), a exemplo do Transmilênio (Bogotá) e, ainda Curitiba, Santiago, Sidney, Beijing, que já utilizam bem sucedidos projetos semelhantes. Mais de 80 cidades em todo o mundo estão implantando seus BRTs.

portais-da-cidadeEntre as obras previstas está o complexo de obras de arte para solucionar o X da rodoviária, que permitirá o acesso direto a Castelo Branco, priorizando também o sistema BRT no acesso a Avenida Farrapos.

 

Entretanto, para compatibilizar o projeto com a Linha 2 do Trensurb, foi descartado o túnel sobre a Esquina Democrática, uma vez que está previsto ali um túnel também do futuro Metrô. Isso significa também que o projeto dos Portais será compatibilizado com a Linha 2 do Metrô.portais-da-cidade2

 

Fonte: http://www.portoalegre.rs.gov.br



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3 respostas

  1. O que eu acho que deveria ser feito é a substituição paulatina, digamos pelos próximos 30 anos, dos corredores de ônibus atuais por linhas de metrôs radiais com parada finas na zona sul e nas cidades da grande Poa.

    Nesse SISTEMA os ônibus, trolebus ou bondes fariam a interconexão entre as radiais de metrôs através de linhas transversais que não precisam ser necessariamente em corredores de ônibus ou BRTs como no péssimo modelo da Terceira Perimetral.

    Não se pode pensar pequeno e nos limites financeiros atuais. Hoje não temos recursos, mas quem diz que se o Brasil continuar crescendo a 5%, como tem feito nos últimos anos, não teremos os bilhões que precisamos para essas linhas de metrô daqui a 5, 10 ou 15 anos.

    Por isso os projetos e estudos devem estar pronto, no aguardo de que os entraves financeiros e os percalços políticos diminuam ou cessem definitivamente.

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  2. Vc tem razao, Cláudio. Mas isso é algo justamente pensado em um contexto mais amplo. A linha 2 deve sair, mais cedo ou mais tarde. So nao sai pra Copa. Integrada com os portais, eles serao de grande valia.

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  3. Esses BRTs não passam de corredores de ônibus maquiados. Ou seja, mais do mesmo.

    Se esse ônibus fossem elétricos, do tipo trolebus, pelo menos teríamos a vantagem de estar poluindo menos que o sistema atual.

    Eles não são a solução definitiva para o transporte de uma metrôpole de mais de 4 milhões de habitantes. Daqui 20 anos teremos que inventar outros paliativos.

    Daí será tarde, pois todos prefiriram se locomover de carro do que por transporte coletivo, congestionanda definitivamente a cidade.

    Temos que projetar um sistema integrado de metrôs, trens de superfícies, aeromóveis, VLTs (bondes) e trolebus, também barcas e ferry-boats sobre o Guaíba, para toda a grande Porto Alegre a ser executado em 10, 20, 30 e 50 anos. Em que os ônibus (elétricos ou não) fariam o papel de coletores de passageiros para os outros modais.

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