OPINIÃO: MONOTRILHO em Porto Alegre ?

“Ouvindo a proposta de Lerner no Ciclo de Conferências do Porto Alegre, uma visão de futuro, e conhecendo o que foi implantado em Curitiba, estou cada vez mais convencido que Porto Alegre faria uma opção melhor (melhor custo/benefício social) optando pelo Monotrilho. O metrô surgiu com a consolidação da sociedade de produção e consumo em massa. Já entramos na ‘sociedade do conhecimento’ onde o que mais gera diferenciais de qualidade para o desenvolvimento da cidade são as soluções com capacidade de articular a diversidade deslocamento de trabalhadores pouco qualificados, qualificados e altamente qualificados; e integração de atividades que vão da construção civil, passando pela indústria e chegando aos serviços altamente especializados.
A região metropolitana de Porto Alegre tem esse perfil. O metrô POA-NOVO HAMBURGO faz o deslocamento de massa dentro da região, faltando dar maior capilaridade deste para o interior das cidades que só pode ser dado com um conjunto de alternativas organizadas por um gestor ‘inteligente’ que planeje e organize a complexidade gerada pela modernidade, em qualquer região metropolitana. Qual a possibilidade de parceria da cidade e da região metropolitana com a equipe de Jaime Lerner, ou outra que manifeste uma concepção de cidade e região compatível com o momento atual?”

Leitor Milton – Newsletter do Ver. Adeli Sell – 16/11/2009



Categorias:Metro Linha 2, Opinião, portais da cidade

Tags:,

3 respostas

  1. Aqui em Caatingal/Ba, ainda estamos na era do jeguemóvel e acreditamos ser uma excelente alternativa de mobilidade urbana para muitas cidades brasileiras, pois trata-se de um meio de transporte barato, não poluente e de bom custo/beneficio.
    Esqueçam essa besteira de tecnologia de ponta, somos apenas uns pobres coitados tentando ser civilizados.

    Curtir

  2. Ficaria muito bom uma linha do aeromovel do beira-rio até a nova arena e outra linha em toda a extensão da av ipiranga.

    Curtir

  3. Não vejo sentido em adotar-se a tecnologia do monotrilho na cidade que gestou o aeromóvel, que é superior em vários aspectos. A implementação planejada para o aeroporto certamente servirá para desenvolvermos mais ainda essa tecnologia, possibilitando seu uso em outros pontos da capital.

    Meu lado visionário estenderia essa linha do aeromóvel até a futura Arena do Grêmio, servindo não só ao movimento do estádio em dias de jogo mas também aos residentes do bairro Humaitá. Isso ampliaria a capilaridade e a utilidade do Trensurb, que hoje atende muito pouco os deslocamentos internos de Porto Alegre.

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: