Metrô só depois da Copa

Quem ainda tinha esperança de se deslocar de metrô pelas ruas da Capital para os jogos da Copa 2014 levou um balde de água fria no final desta manhã.

Reunidos em Brasília com os ministros do Planejamento (Paulo Bernardo), das Cidades (Marcio Fortes) e dos Esportes (Orlando Silva), o prefeito de Porto Alegre, José Fogaça, e o secretário da Copa, Paulo Odone, ouviram que o Planalto não pretende apostar nas obras do metrô para o evento esportivo. A tão aguardada extensão do trensurb terá de aguardar pelo PAC 2, que deverá ser lançado pelo presidente Lula entre março e abril de 2010.

Em entrevista ao repórter Rodrigo Orengo, da Rádio Gaúcha, o ministro Marcio Fortes explicou que o governo federal não quer correr o risco de que projetos vinculados à Copa não fiquem prontos a tempo.

— Prazo é um fator determinante para que as obras sejam concluídas e atendam a Copa — afirmou o ministro, na saída do encontro.

Apesar de ter postergado o sonho dos porto-alegrenses, Fortes confirmou investimentos da União no sistema de transporte coletivo da Capital. Conforme o ministro, R$ 368 milhões deverão irrigar a construção dos corredores da Terceira Perimetral e das avenidas Tronco, Padre Cacique e Beira-Rio. Outros R$ 30 milhões deverão ser investidos para tirar do papel o projeto do aeromóvel que ligará o aeroporto Salgado Filho à estação Aeroporto, do trensurb.

Blog da Rosane de Oliveira, RBS, 17/11/2009



Categorias:COPA 2014, Metro Linha 2

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10 respostas

  1. Nossa ÚNICA chance era a Copa. Agora só sairá por volta de 2050, pois o Estado está falido e a prefeitura não tem recursos para esse porte. É triste ver que eternamente somos meros pagadores de impostos para Brasília. Quando Brasília olhará por nós? Cadê a influência do Tarso Genro junto ao Lula para defender os interesses da cidade que por tantas vezes lhe confiou representação? Ele só quer saber de proteger o italiano que assassinou 4 seres humanos. Eu nunca me esquecerei do que Tarso está fazendo por nós, aliás NÃO ESTÁ FAZENDO. Cadê o Simon que há séculos está em Brasília? E o Onix que a cada programa eleitoral sempre se diz ser um dos 100 políticos mais influentes?

  2. Entretanto concordo que iniciar a contrução de um projeto tão importante para uma cidade, como o METRÔ, por um estádio de futebol e uma conpetição internacional seria uma burrice.

  3. Uma linha de metrô tem de ter um demanda de 30 mi usuário/hora para ter LUCRO e ser objeto de iteresse do investimento privado.

    Mas quem diz que um sistema de transporte público deve necessariamente ter lucro? Necessarimente o metrô não precisa ser privado.

    Aliás a maioria dos melhores sistema de transporte público das maiores cidade do mundo são PÚBLICOS. Eu disso a maioria.

    Receber bons serviços públicos: é para isso que pagamos impostos e não vejo nada de errado em SUBSÍDIOS ao transporte público.

    O lucro maior de um BOM sistema de tranporte coletivo está na melhor circulação das pessoas pela sua cidade, na diminuição do número de carros (e ônibus movidos à diesel) das ruas e da sua poluição consequente.

    Sob esse ponto de vista não só uma linha de metrô para a excessivamente povoada Zona Norte seria viável, como também para a zonas leste (Agronomia- Viamão) e sul (Restinga), sem esquecer as regiões mais nobres da cidade como Moinhos de Vento e a Terceira Perimetral.

  4. Tenho lido que os gauchos não são unidos e que perdemos o momento de fazer o Metrô. Não é verdade, o projeto vendido era tão mal elaborado, que a Trensurb foi quem encabeçou o projeto e o seu governo (Federal) não abraçou por achá-lo desnecessário.
    Na realidade um Metrô, exigem demanda de Metrô, mais de 30.000 mil usuarios/hora. Há uns 10 anos atrás a Av. Assis Brasil tinha esta demanda. Atualmente, nunca ouvi falar de demanda na Av.Bento Gonçalves, porém deve ser bem menor. Na Av. Jose de Alencar, li, que será calculado agora (não é um absurdo?).
    Se o Metrô do Copa iniciasse, a demanda seria tão fraca, que não haveria sustentabilidade e continuidade. Então teriamos mais um elefante branco, assim como a propria Trensurb, que cada vez tem menos usuarios, e mais lojinhas para compensar o deficit. Era para transportar 300.000 pessoas e seu traçado junto ao porto reduziiu a metade.
    Outros elefantes brancos: corredor de onibus da Perimetral com estações sofisticadas e meia duzia de usuarios, Terminal Triangulo, Corredor de Onibus da Sertório com sinaleiras de pedestre que conduzem para a grama e o muro do aeroporto. Não é questão de união e sim de projetos estudados.

  5. Se o metro fosse feito pra Copa, com certeza não seria um projeto qualificado. Seria muito as pressas. Era certo que teriamos problemas de infiltração e rachaduras na estação. Seria uma obra feito nas coxas, e o custo de manutenção seria bem mais alto.

  6. A perda do metrô para a Copa é mais uma prova que a DESUNIÃO e o excesso de RADICALISMO da maioria dos gaúchos nos prejudica.

    Talvez nunca mais tenhamos outra oportunidade, como essa da Copa, para termos metrô financiado pelo governo. Agora é torcer que o governo estadula recupere a sua capacidade de INVESTIMENTO.

  7. Tolos os que acreditavam em um transporte de massa pela Av. Jose de Alencar, onde passa, se muito 5 linhas de onibus. Quantos usuarios utilizariam a suposta estação Italia no Parque Marinha do Brasil? A estação Rótula do Papa? Quantos acreditaram num Metrô sem local para estacionamento e manutenção de trens, na fase inicial até o Estadio Beira Rio? Agora estão mudando o discurso, o traçado vai mudar gradativamente até chegar, de onde nunca devia ter saido, da Av. Assis Brasil. Não havia técnica, só interesses eleitorais. Os moradores da cidade acreditaram, o pior foi a grande imprensa, que fechou os olhos e abraçou a causa cegamente, e caiu no conto do vigário. Os deputados Estaduais, Federais e Vereadores, também, nunca questionaram nada. Entraram no oba-oba e avalizaram tudo, de olhos fechados para a cidade, e bem abertos para a proxima eleição.

  8. Já era esperado não haver metrô já em 2014.

    Que venha o metrô até a Assis Brasil. E que enquanto isso a cidade ganhe outras melhorias importantes no transporte público, já que uma obra até a zona norte vai levar uns 10 anos.

  9. Cadê as verbas da Maria?

  10. > explicou que o governo federal não quer correr o risco de que
    > projetos vinculados à Copa não fiquem prontos a tempo.

    Se o risco de “não ficar pronto a tempo” é o problema, como é a solução dada seja “talvez no PAC do ano que vem”? Essa gente não sabe nem mentir direito.

    Enfim, o fracasso era óbvio, por vários motivos:
    * o projeto da prefeitura era fraco, e não ia ter demanda
    * por PPP não tinha como, pelo motivo acima
    * o ParTido não ia ganhar nada ajudando uma prefeitura de oposição
    * os municípios continuam se submetendo ao bel prazer da união, detentora dos tributos

    Solução bem simples Fogaça/Yeda: batalhe os tributos que a união suga do município/estado, e aplique-os qualificando a vida de quem os pagou. Isso é federalismo, tal como nome do nosso país sugere.

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