O que Porto Alegre ganhará para a Copa

Nesta terça-feira, o prefeito Fogaça e seu vice Fortunatti, mais o secretário de Gestão, Clóvis Magalhães, concederam viajar a Brasília para ouvir pela enésima vez as promessas que o governo federal já fez para ajudar as 12 capitais que terão jogos pela Copa de 2014.

Até agora, Fogaça, Fortunatti e Magalhães só viram jogo de cena, mas os governos do PT adoram essas pajelanças.

Em nome do governo gaúcho, foi à reunião o secretário Paulo Oddone.

Eis o que ficou acertado no quadro de ajuda federal a Porto Alegre e ao RS:

Porto Alegre

– Duplicação da avenida Tronco, na Vila Cruzeiro;
– Portais da Cidade;
– Obras de arte nas avenidas Protásio Alves e Assis Brasil.

Rio Grande do Sul

– A duplicação da BR 116 Sul (entre Eldorado do Sul e Pelotas) e da BR 290, (entre Eldorado do Sul e Pântano Grande;
– Ampliação do aeroporto Salgado Filho.

O governo federal foi pragmático e avisou que não tem dinheiro e nem tempo para tocar as obras do metrô de Porto Alegre e de duplicação da ponte do Guaíba.

– Esperto, Lula avisou que metrô e ponte ficarão para o PAC 2, que será anunciado no ano que vem, poucos meses antes das eleições e do fim do governo.

Polibio Braga

________________________________________

Ok, a capital vai ganhar do governo federal os Portais, obras de arte na Protásio e Assis Brasil e a duplicação da Tronco.  O município vai bancar a duplicação da avenida Beira Rio. 

Não acham pouquíssimo? Sim, e há planos de fazer sair do papel o Cais Mauá.  Mas teremos só restaurantes e uma arrumada geral, ou deixarão construir a marina,   as torres e o hotel ?

Mais: o Pontal um dia será construido?  E  a orla, vai continuar como está?  Alguém já viu algum projeto para melhorar a orla e possibilitar que algém chegue nela?   E o mirante do Santa Tereza, alguém sequer mencionou?    E Porto Alegre um dia terá algum hotel em um lugar turístico, como perto da orla?  Ou as pessoas terão que se hospedar quilômetros para dentro, nos bairros?  

Porto Alegre um dia será uma cidade  atrativa  , que consiga  motivar turistas a virem para cá?

RicardoH



Categorias:Outros assuntos

Tags:, , , , , , , ,

7 respostas

  1. Porto Alegre é a única capital com orla que conheço que não tem uma orla viva, como a de Floripa, por exemplo. É uma orla “morta”, perigosa, deserta. Não consigo entender o porquê da aversão dos porto-alegrenses a uma orla com prédios, jardins bem cuidados, cliclovias, restaurantes. É possível compartilhar desenvolvimento com meio ambiente. Eu, que moro em Gravataí raramente vou para Porto por conta da falta de atrativos da capital. Pra quê ir num parque em POA se tenho um em Gravataí?? Restaurantes idem. Mas se a orla da capital fosse viva, com certeza faria parte dos meus passeios.

    Curtir

  2. No meu ponto de vista investir num sistema de transporte público baseado em ônbus (ainda mais não sendo eles elétricos) é um RETROCESSO.

    Curtir

  3. Jonathas, obras de arte, no caso, creio que é como chamam viadutos, etc (acho esquisito esse nome… )
    Mas não ouvi falar de planos pra fazer obras de arte na Assis Brasil e Protasio, alguem sabe de algo?
    Se bem que a Protasio precisa realmente de obras de arte, no sentido literal. êta avenida feia. Justo ela, que passa por bairros tão bonitos e nobres. ´Tratamento visual deprimente que a capital tem… e as avenidas são onde as pessoas relamente passam e veem a cidade, nos seus deslocamentos.
    Nessas horas, invejo Curitiba, Belo Horizonte, Salvador, Rio, que têm avenidas deslumbrantes. Ok, algumas delas tem suas mazelas, mas isso não é justificativa pra Poa ter avenidas e visual reconhecidamente desleixados.

    Curtir

  4. Informem-se sobre o Expresso Tiradentes, ou Fura-Fila, se SP. Há muitas fotos na internet.

    Não é o ideal, mas seria válido na Assis Brasil, Farrapos,… claro que teria de ter um projeto paisagistico bom, pra não degradar a cidade. Algo como a estação do tremsurb de São Lepoldo, que é aérea. Embaixo o entorno ficou muito bom, com gramados, parques, etc.

    Querem outro exemplo: Miami. Há vias áereas que não são uns monstros, pelo contrario, tem bom aspecto.

    Ou então,que se faça tudo no c~hão, mesmo, mas que seja eficiente e BELO como em Curitiba. É possivel fazer coisas belas.

    E há várias soluções. O metro é importante, mas alem de levar 10 anos pra ficar pronto, só ele não bastará. A cidade tem que ter também outras soluções. Soluções INTELIGENTES, OUSADAS e BONITAS.

    Curtir

  5. Quanto custa um sistema de linha de metrôs e trens de superfície interligando toda a Grande Porto Alegre e abastecidos de passageiros por linha de VLTs(bondes), trolebus (onibus) e aeromóveis?

    Talvez 10 bilhões de reais, não sei.

    Isso não é nada, se executarmos esse projeto em 30 anos (333 milhões/ano), e, se o financiamento fosse compartilhado entre a União, o Estado e os Municípios da Grande POA, sua execução seria mais viável ainda.

    Essa história de que não existe recursos é uma balela. Só os benefícios econômicos/sociais para os trabalhadores que perderiam menos TEMPO em deslocamentos, na diminuição da POLUIÇÃO pela retirada de carros e ônibus (movidos a diesel poluentes) das ruas os custos já seriam cobertos.

    Quando Londres, Paris e Nova York começaram construir suas linhas de metrôs, há mais de um século, provavelmente eram bem mais pobres e menos populosas que Porto Alegre hoje, mas seus líderes tinham um projeto de futuro.

    Coisas que nos faltam: LIDERES e PROJETOS de futuro.

    Curtir

  6. Nunca mais teremos metrô em Porto Alegre. O cavalo da copa passou encilhado e nos perdemos a maior oportunidade.

    Tudo por que aqui continuam com aquelas briguinha infantis: foi o joaozinho que começou tudo, mãe. Não fui eu, foi a mariazinha.

    Se houvesse UNIÃO dos porto-alegrenses de todas as cores e matizes em torno desse projeto, teríamos conquistado a realização desse sonho.

    Cadê as passeatas, os protestos e os abaixo-assinados? Por que esses “movimentos sociais” só se manifestam quando existe interesses partidários e eleitorais?

    De que adianta tanta luta para chegar ao PODER, se não existe a idéia de CONSTRUIR algo de novo, que nos dê perspectiva de futuro?

    É só a busca do poder pelo Poder, nada mais.

    Curtir

  7. Obras de arte na Assis Brasil e Protásio!?
    Sem metrô, terei para onde olhar pela janela do ônibus enquanto estiver trancafiado nas longas filas que se formam no trânsito na hora de ir trabalhar!
    O que eu poderia esperar de melhor!
    Só rindo para não chorar…

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: