As obras do projeto Portais da Cidade devem se iniciar ainda no primeiro semestre de 2010. A estimativa foi expressa na tarde de ontem pelo prefeito de Porto Alegre, José Fogaça, durante a assinatura do convênio de cooperação técnica com a Corporação Andina de Fomento (CAF) que destina 1 milhão de dólares, não reembolsáveis, para qualificar o projeto. “Temos ainda que aprovar o financiamento efetivo na Câmara Municipal e no Congresso Nacional e aí poderemos fazer a licitação, contratar a empresa que vai fazer a infraestrutura de corredores e a obra.”
O recurso, aprovado em outubro pelo CAF, servirá para concluir os estudos de avaliação socioeco-nômica, ambientais e do projeto executivo, para poder licitar os Portais. Esta é a primeira obra no país que visa à Copa do Mundo de 2014, segundo Fogaça. O prefeito frisou que os Portais vão qualificar o transporte urbano de Porto Alegre. “Vamos ter um transporte mais rápido, possivelmente, mais barato e muito mais confortável, além de reduzir a emissão de gases poluentes no Centro. A melhora é tão grande que tenho certeza de que a população vai acatar e aprovar inteiramente”, enfatizou.
A diretora da CAF em Brasília, Moira Paz-Estenssoro, afirmou que, neste momento, são 1 milhão de dólares para concluir os estudos. “Depois vêm os 100 milhões de dólares de financiamento para obras de infraestrutura”, adiantou Moira.
A cooperação técnica pretende complementar o desenho e o plano de implantação do projeto, com foco nos componentes de engenharia, ambiental, socioeconômico, operacional e de negócio, e tecno-lógico, comunicação e marketing.
A conclusão dos trabalhos de cooperação técnica conduzirá à assinatura do contrato de financiamento de 100 milhões de dólares, prevista para o início de 2010. O custo total da implantação do projeto Portais está estimado em 210 milhões de dólares.
Correio do Povo
Categorias:portais da cidade
Faça seu comentário aqui: