Beira-Rio e Arena terão isenção de impostos para a Copa

Agora é oficial.

O Conselho Nacional de Política Fazendária vai autorizar a tão sonhada isenção de ICMS para a reforma do Beira-Rio e a construção da Arena do Grêmio, visando à Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil.

O secretário estadual extraordinário nomeado pela governadora Yeda Crusius para tratar do assunto, Paulo Odone, foi convidado a participar do encontro, que será realizado na sexta-feira no Hotel Serra Azul, em Gramado.

Depois de aprovada, a isenção irá para o Palácio Piratini. Há um entendimento que nem será necessário encaminhar projeto de lei. Um decreto assinado por Yeda deve ser o bastante para Grêmio e Inter baixarem de forma significativa o custo de suas obras. Odone entende que esta redução poderá ser de 10% do valor total.

Odone já entrou em contato com José Fortunati, responsável pela Copa do Mundo de 2014 em Porto Alegre. Portanto, a cobrança de impostos como IPTU e ISSQN, da esfera municipal, também serão liberados para o novo Beira-Rio e a futura Arena do Grêmio.

— Essa isenção era colocada por Inter e Grêmio como fundamental para os projetos andarem com mais força. É bom para todos. E para a Copa em solo gaúcho — festeja Odone, que recebeu hoje a notícia da decisão do Confaz por intermédio de um telefonema do secretário da fazenda do Rio Grande do Sul, Ricard Englert.

Havia uma dúvida jurídica sobre quem deveria autorizar a isenção de ICMS, se os governos estaduais ou a União. O Confaz, órgão federal formado pelo colegiado dos secretários da fazenda dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal, concederá a permissão para os governadores decidirem sobre o tema.

No caso gaúcho, há uma decisão política tomada: Yeda dará a isenção. Um jantar na noite de quinta-feira, em Gramado, véspera da abertura do encontro do Confaz, irá celebrar a notícia.

ZH



Categorias:COPA 2014, Grêmio e Inter

Tags:,

1 resposta

  1. Várias notícias com relação à preparação para a Copa: isenção para os estádios; amanhã começa as intervenções para o prolongamento da Voluntários (que chegará na Arena); Infraero lançou edital para o projeto do novo terminal de cargas; as obras da rodovia do parque já começaram (em algum blog sobre o Grêmio tem as fotos do canteiro de obras da Oas, que vai fazer a arena e o lote 3 da RS448 – com direito à ponte estaiada ao lado da arena \o/ ); vão começar as obras nos banheiros do mercado público (parte do projeto Mercado da Copa); no site da prefeitura tem notícia sobre o projeto da Av. Tronco……. OU SEJA: perdemos o metrô, mas muitas obras virão. Tudo bem que o ritmo é lento, mas é a nossa burocracia. Confio muito nessa copa como oportunidade pra cidade crescer… Ah… e tem ainda o projeto Cais Mauá andando na Câmara… acho que, fora a linha 2 do metrô, teremos todas as obras previstas. Estou otimista. Ainda….hehehe

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: