Prefeitura e Ciergs trabalham projeto da Avenida Tronco

O projeto executivo da Avenida Tronco será o primeiro das ações prioritárias da prefeitura a ser elaborado pela parceria firmada com o Centro das Indústrias do Rio Grande do Sul (Ciergs). Em reunião realizada na Secretaria da Copa 2014 (Secopa), nesta terça-feira, 8, foi apresentado, pela gestão técnica, a equipe que será responsável pela realização do projeto da Tronco às secretarias municipais envolvidas com a obra, como EPTC, Demhab, Smov, SMF, PGM e SPM.

O acordo com a Ciergs prevê que obras necessárias para a Copa tenham seus projetos executivos doados ao município pela entidade. Com isso, a parceria viabilizará a realização das licitações de cada obra, agilizando a implementação dos projetos, com economia para as finanças municipais, já que a prefeitura não investirá recursos nessa etapa.

As secretarias municipais ligadas à obra apresentaram a síntese dos termos de referência com as diretrizes para a elaboração do projeto nas suas áreas específicas. A via, que une a avenida Carlos Barbosa à Icaraí será uma nova alternativa de deslocamento à Zona Sul. Durante a Copa, receberá o tráfego de veículos que normalmente utilizariam as avenidas Edvaldo Pereira Paiva e Padre Cacique, que deverão ter o trânsito interrompido durante os jogos.

O plano urbanístico para a Avenida Tronco compreende a realização da obra viária de sua duplicação e todo o conjunto de ações de desenvolvimento urbano que alterará o atual cenário habitacional da região. De acordo com o secretário extraordinário da Copa, José Fortunati, a avenida é uma das principais obras para a Copa de 2014, tanto pela sua importância viária como pelo seu impacto social, que deixará um grande legado de desenvolvimento para mais 1.300 famílias que vivem na extensão da avenida.

Obras que fazem parte do termo de cooperação
1 – Passagem de nível na Farrapos, junto ao viaduto Leonel Brizola.
2 – Viadutos nos cruzamentos das avenidas Plínio Brasil Milano e Carlos Gomes, e Aparício Borges com Salvador França e Bento Gonçalves.
3 – Passagens de nível na 3ª Perimetral com Cristóvão Colombo e com a Anita Garibaldi.
4 – Intersecção da Ceará com Sertório e Souza Reis/Edu Chaves com Sertório.
5 – Sistema viário da Beira-Rio e Padre Cacique
6 – Prolongamento da 3ª Perimetral/Corredor Sul
7 – Urbanização e duplicação do sistema Tronco/Cruzeiro.
8 – Plano Cicloviário.

Prefeitura POA



Categorias:COPA 2014

Tags:

6 respostas

  1. Gostaria de saber se realmente alguem trabalha no PGM/JAI, PREFEITURA DE PORTO ALEGRE pois já faz mais de 4 meses que estamos esperando uma resposta que deveria ser de 15dias,o prometido , é sempre a mesma resposta ligue sexta feira ,como que só sexta teria alguém no departamento?(pode ser que alguém me escute) para obter uma resposta dentro do prazo prometido?Para pagarmos os impostos temos que ser pontuais ,senão levamos multa,acho isto um desrespeito ao comtribuinte.Lamento por chegarmos a este desabafo ,mas não tem explicação o que estão fazendo conosco. não sei mais a quem recorrer.

    Curtir

  2. Obrigado pelo comentário!

    O Arquivopoa é um projeto meu que vai crescendo bem devagar. Já acompanhava seu site e fiquei muito feliz com o comentário.

    Seu acervo fotográfico é muito interessante e gostaria sim de alguma ajuda com imagens.

    Até mais!

    Curtir

  3. Leonardo,

    A Érico/Tronco poderia ser mais um eixo de ônibus troncais para a Zona Sul, recebendo o fluxo de ônibus alimentadores. Talvez não precise de toda aquela estrutura dos portais (pré-pagamento,etc) , mas seria interessante.

    Curtir

  4. Fmobus,
    pelo que ja li sobre o projeto da avenida Tronco ele contempla sim a criação de um corredor, mas você não acha que o corredor da Érico vai se tornar inútil com a criação dos Portais, já que, dessa região, so entrariam no centro os onibus do eixo da Azenha-João Pessoa e o da Borges?

    Curtir

  5. está previsto corredor de ônibus nesse projeto? Isso seria essencial para qualificar o transporte público da região e da zona sul em geral, além de aumentar o uso do corredor da Av Erico Verissimo

    Curtir

  6. A duplicação da Vicente Monteggia saiu do cronograma ? Ela é uma das piores avenidas de Porto Alegre. Além de engarrafamentos, no local acontece vários acidentes. Depois de pronto o Alphaville, a avenida vai ficar pior.

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: